one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aedes aegypti também é transmissor do Zika Vírus

Imagem:

Compartilhar:

Zika: epidemia se espalha e já são 30 os países com registros da doença

Criado em 22/01/16 21h28 e atualizado em 23/01/16 11h31
Por Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde  (OMS), confirmou nesta sexta-feira (22) que o vírus zika já se espalhou por 20 países das Américas e por 10 nações da África, Ásia e Pacífico.

A OMS ressalta que os maiores surtos ocorrem no Brasil e na Colômbia. Já foram registrados 3,8 mil casos de microcefalia no Brasil, com 49 mortes. Mas em Genebra, o porta-voz da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) foi claro: "a ligação entre zika e o aumento extremo dos casos de microcefalia no país ainda está sendo investigada".

Microcefalia

Segundo Christian Lindmeier, a doença pode ter várias origens, como uso de drogas, de tóxicos e até mesmo a síndrome de Down. Mas ele reconheceu "que o zika é provavelmente a razão mais forte para o aumento nos casos de microcefalia".

As equipes da OMS também avaliam a relação entre o surto de zika na Polinésia Francesa entre 2013 e 2014 e números de ataques no sistema nervoso central de vários pacientes.

A agência lembra que o zika é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, febre amarela e chikungunya. A OMS informa que a melhor medida de prevenção à picada é utilizar calças e camisas de manga comprida, repelente de inseto e dormir sob um mosquiteiro.

Restrição de Viagem

Até o momento, não foi emitida nenhuma restrição de viagem a países afetados pelo zika. O conselho da OMS às grávidas é para sempre consultarem seus médicos.

O porta-voz da agência também declarou que "muito sobre o zika ainda é desconhecido, já que os sintomas são moderados e o tratamento é fácil". Mas Christian Lindmeir foi claro: "se for provada a relação com a microcefalia, a história muda totalmente".

A OMS planeja para a próxima semana um encontro entre um especialista em zika e os jornalistas em Genebra.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário