one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados 87.136 casos de dengue no país

Imagem:

Compartilhar:

Zika e gravidez: tire dúvidas sobre a relação entre o vírus e a microcefalia

Criado em 15/01/16 15h05 e atualizado em 15/01/16 15h41
Por Portal EBC* Fonte:OPAS/OMS

No final do ano passado, o Ministério da Saúde estabeleceu a relação entre o aumento de microcefalia no Nordeste do país e a infecção por zika. Essa associação levou a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) a emitir um alerta epidemiológico atualizando as recomendações sobre a vigilância do vírus. Neste momento, as autoridades de saúde brasileiras, com apoio da OPAS/OMS, estão investigando qual o efeito que o zika poderia ter sobre os fetos.

Confira abaixo respostas às principais dúvidas sobre zika e microcefalia elaboradas pela OPAS/OMS:

1. Como o vírus zika afeta mulheres grávidas e fetos?

2. Existe tratamento para zika?

3. O que se recomenda às gestantes que estão em áreas onde circula o zika?

4. Gestantes podem viajar para uma área com circulação de zika?

5. O que se recomenda para mulheres em idade reprodutiva em relação a gravidezes futuras nas áreas onde circula o vírus?]

6. Pode ser transmitido de mãe para filho?

7. O zika pode causar defeitos congênitos, como microcefalia?

8. O que é microcefalia congênita?

9. Como se confirma que um bebê tem microcefalia?

10. O que tem sido feito para determinar a relação entre estas doenças e o zika?

Aedes aegypti também é transmissor do Zika Vírus
Creative Commons - CC BY 3.0 - Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, também é transmissor do zika vírus

 

1. Como o vírus zika afeta mulheres grávidas e fetos?

As grávidas têm o mesmo risco que o resto da população de serem infectadas com o vírus zika, que é transmitido pela picada de um mosquito Aedes contaminado. Muitas delas podem não saber que têm o vírus, por não terem apresentado sintomas. Apenas uma em cada quatro pessoas apresentam sintomas de infecção por zika e, entre as que são afetadas, a doença é geralmente leve.

Os sintomas mais comuns são febre e exantema (erupção cutânea ou urticária), muitas vezes acompanhados por conjuntivite, dores musculares ou nas articulações, com um mal-estar que começa entre dois e sete dias após a picada de um mosquito infectado.

Atualmente, está sendo investigado qual o efeito que esse vírus poderia ter sobre os fetos. No dia 28 de novembro de 2015, o Ministério da Saúde do Brasil estabeleceu a relação entre o aumento de microcefalia no Nordeste do país e a infecção por zika. Segundo a análise preliminar de investigação por parte das autoridades brasileiras, provavelmente o maior risco de aparição de microcefalia e malformações está associado à infecção no primeiro trimestre da gravidez. As autoridades de saúde, com apoio da OPAS e outras agências, estão realizando várias investigações que buscam esclarecer a causa, os fatores de risco e as consequências da microcefalia.

2. Existe tratamento para zika?

Não há vacina ou tratamento específico para a infecção por zika. Por isso, o tratamento consiste em aliviar os sintomas, inclusive para as grávidas, que devem seguir as recomendações de seu médico. A OPAS/OMS recomenda às gestantes que façam as consultas pré-natais para receberem informação e serem acompanhadas.

Leia também:

Vírus Zika representa ameaça para a saúde humana, diz instituto francês

Zika vírus: conheça os sintomas e saiba como se prevenir da doença

Estimulação precoce promove desenvolvimento de bebês com microcefalia

A vida com microcefalia: conheça histórias de mães de crianças com a deficiência

Zika: saiba quais os repelentes mais indicados contra o mosquito Aedes aegypti

3. O que se recomenda às gestantes que estão em áreas onde circula o zika?

Todas as pessoas, incluindo grávidas e mulheres em idade reprodutiva, devem evitar a exposição a picadas de mosquito, por exemplo, usando roupas que cubram a pele (mangas compridas) e mosquiteiros tratados com inseticida, além dos repelentes indicados pelas autoridades de saúde (que devem ser utilizados, conforme as orientações do rótulo). Em cada residência e seus arredores, é muito importante buscar possíveis fontes de criadouros do mosquito e eliminá-los.

4. Gestantes podem viajar para uma área com circulação de zika?

Antes de viajar, a grávida deve consultar o seu médico para aconselhamento sobre qual ação tomar. O principal é evitar picadas de mosquito para prevenir a infecção por zika, dengue ou chikungunya. Nesse sentido, as gestantes e mulheres em idade reprodutiva devem seguir as mesmas recomendações para todos os viajantes:

- cobrir a pele exposta com mangas compridas, calças e chapéus;

- usar repelentes recomendados pelas autoridades de saúde e seguir as instruções de uso descritas no rótulo;

- ao dormir, tentar se proteger com mosquiteiros;

- buscar possíveis focos de criadouros do mosquito e eliminá-los.

As gestantes que viajarem para áreas onde circula zika devem mencionar isso durante suas consultas pré-natais.

5. O que se recomenda para mulheres em idade reprodutiva em relação a gravidezes futuras nas áreas onde circula o vírus?

A OPAS/OMS recomenda que tomem as medidas preventivas necessárias para evitar picadas de mosquitos, os quais podem transmitir, além de zika, outras doenças como dengue e chikungunya.

6. Pode ser transmitido de mãe para filho?

As informações sobre a transmissão de mãe para filho durante a gravidez ou no momento do nascimento são muito limitadas. A transmissão perinatal tem sido relatada com vírus transmitidos por vetores, como dengue e chikungunya. No momento, estão em curso estudos sobre a possível transmissão do vírus da mãe para o bebê e seus possíveis efeitos sobre a criança. Os serviços de saúde devem acompanhar as gestantes em geral e, particularmente, aquelas com sintomas de infecção por zika.

7. O zika pode causar defeitos congênitos, como microcefalia?

Em alguns estados do Brasil onde o zika circulou alguns meses atrás, foi notificado um aumento de casos de recém-nascidos com microcefalia muito superior ao registrado em anos anteriores. De acordo com a análise preliminar da investigação realizada pelas autoridades brasileiras, provavelmente, o risco de aparição de microcefalia e malformações estaria associado com a infecção no primeiro trimestre da gravidez. As autoridades de saúde, com apoio da OPAS e outras agências, estão realizando várias investigações que buscam esclarecer a causa, os fatores de risco e as consequências da microcefalia.

A OPAS/OMS orienta que os países continuem a promover o acesso das mulheres grávidas ao pré-natal. Também se recomenda que gestantes e mulheres em idade fértil evitem a exposição a picadas de mosquito.

8. O que é microcefalia congênita?

Microcefalia é uma condição rara, cujas causas podem ser genéticas ou ambientais (relacionadas à toxicidade, radiação ou infecção). É definida como uma condição ao nascer em que a circunferência craniana ou perímetro cefálico é menor do que o esperado para a idade no momento do nascimento e o sexo.

A microcefalia congênita pode se apresentar como uma condição isolada ou associada a outras condições de gravidade variável, que pode causar desde convulsões, dificuldade de alimentação e efeitos sobre o desenvolvimento da criança, até risco de morte.

É muito difícil saber as consequências da microcefalia no momento do nascimento, o que exige um acompanhamento e avaliação de recém-nascidos, com acompanhamento e avaliações subsequentes. Não há tratamento específico para a microcefalia. O cuidado deve focar em vigilância, promoção e maximização das capacidades das crianças.

9. Como se confirma que um bebê tem microcefalia?

A medida mais confiável para avaliar se um bebê tem microcefalia é medir a circunferência da cabeça no momento do nascimento e, novamente, 24 horas após o nascimento. Se o diagnóstico de microcefalia for feito, uma equipe multidisciplinar de saúde deve iniciar um processo de acompanhamento e monitoramento da criança.

As mulheres grávidas devem comparecer regularmente ao acompanhamento pré-natal e o profissional de saúde recomendará os exames necessários em cada fase da gestação.

10. O que tem sido feito para determinar a relação entre estas doenças e o zika?

A OPAS está apoiando o Ministério da Saúde do Brasil no monitoramento e resposta ao surto de microcefalia. Existem várias investigações em curso encomendadas pelo Ministério da Saúde, que buscam esclarecer as causas, fatores de risco e consequências da microcefalia. Estão sendo estudados todos os cenários, incluindo aqueles relacionados a substâncias tóxicas, medicamentos, fatores genéticos e outros agentes infecciosos. Até o momento, o mais plausível é a associação com o zika, entre outros fatores, pela associação no tempo e no espaço dos surtos de zika e microcefalia.

A OPAS também está comunicando oportunamente a todos os países da região, assim como promovendo as mensagens de prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, com ênfase em medidas de proteção pessoal a serem tomadas pelas gestantes.

* Extraído do site da OPAS/OMS

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário