Digite sua busca e aperte enter


Gestantes vivem em locais de risco de contágio pelo Aedes aegypti

Imagem: Divulgação/Caminhos da Reportagem

Compartilhar:

Assista ao Caminhos da Reportagem sobre o vírus Zika

Criado em 30/01/16 15h07 e atualizado em 30/01/16 15h23
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil

A suspeita é que o vírus da zika também seja o responsável pelo aumento de casos da síndrome de Guillain Barré, que provoca uma fraqueza muscular generalizada e pode levar à morte.

A equipe do Caminhos da Reportagem foi a Pernambuco, onde está a maioria dos casos de zika e microcefalia. Na periferia do Recife, mulheres grávidas convivem com altos índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus de zika, dengue, chicungunya e febre amarela. As mães dos bebês que nasceram com microcefalia cobram atenção especial do Estado.

“Vou dormir e às vezes tenho pesadelo de a criança vir com alguma coisa ou o médico dizer alguma coisa da criança”, afirma a dona de casa Bruna dos Santos. Moradora da periferia do Recife, Bruna está grávida de cinco meses e teve zika no início da gestação.

Ao todo, 18 países no mundo têm casos de zika. O Brasil foi o primeiro a fazer a relação do vírus da doença com a microcefalia. Mas os cientistas brasileiros ainda buscam resposta para muitas questões, como: qual a dificuldade de diagnóstico? Qual o risco para as mulheres grávidas e seus bebês? É possível a elaboração de uma vacina?

Outro grande desafio é o combate ao Aedes aegypti. O exército reforça o trabalho dos agentes comunitários, de casa em casa, onde estão 80% dos focos do mosquito. Mas a falta de saneamento básico faz com que o Aedes tenha condições de se proliferar rapidamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário