one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gestantes vivem em locais de risco de contágio pelo Aedes aegypti

Imagem: Divulgação/Caminhos da Reportagem

Compartilhar:

Assista ao Caminhos da Reportagem sobre o vírus Zika

Criado em 30/01/16 15h07 e atualizado em 30/01/16 15h23
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil

A suspeita é que o vírus da zika também seja o responsável pelo aumento de casos da síndrome de Guillain Barré, que provoca uma fraqueza muscular generalizada e pode levar à morte.

A equipe do Caminhos da Reportagem foi a Pernambuco, onde está a maioria dos casos de zika e microcefalia. Na periferia do Recife, mulheres grávidas convivem com altos índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus de zika, dengue, chicungunya e febre amarela. As mães dos bebês que nasceram com microcefalia cobram atenção especial do Estado.

“Vou dormir e às vezes tenho pesadelo de a criança vir com alguma coisa ou o médico dizer alguma coisa da criança”, afirma a dona de casa Bruna dos Santos. Moradora da periferia do Recife, Bruna está grávida de cinco meses e teve zika no início da gestação.

Ao todo, 18 países no mundo têm casos de zika. O Brasil foi o primeiro a fazer a relação do vírus da doença com a microcefalia. Mas os cientistas brasileiros ainda buscam resposta para muitas questões, como: qual a dificuldade de diagnóstico? Qual o risco para as mulheres grávidas e seus bebês? É possível a elaboração de uma vacina?

Outro grande desafio é o combate ao Aedes aegypti. O exército reforça o trabalho dos agentes comunitários, de casa em casa, onde estão 80% dos focos do mosquito. Mas a falta de saneamento básico faz com que o Aedes tenha condições de se proliferar rapidamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário