one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Além da dengue, febre amarela e chikungunya, o Aedes aegypti é também o vetor de transmissão da febre zika

Imagem: Emílio Augusto Goeldi/Museu Paraense Emílio Goeldi

Compartilhar:

Zika: relato de transmissão sexual nos EUA é preocupante, diz OMS

Criado em 03/02/16 20h15 e atualizado em 03/02/16 21h10
Por Rádio ONU

O porta-voz da Organização Mundial da Saúde, Gregory Hartl, afirmou nesta quarta-feira (3) que o relato de um caso nos Estados Unidos onde o vírus zika teria sido transmitido sexualmente "levanta preocupações".

Ele disse que a agência está "trabalhando na organização de projetos de pesquisa para entender como e em que condições o vírus pode ser transmitido".

Confira o especial Guerra contra o Zika

Aedes aegypti
Creative Commons - CC BY 3.0 - O mosquito Aedes aegypti é o agente transmissor do vírus Zika (Foto: John Tann)

Mosquito

No entanto, Hartl declarou que "99% dos casos ou mais são transmitidos pelo mosquito, portanto, o mais importante para as pessoas é se protegerem contra as picadas".

Ele afirmou que a proteção começa com "autoridades nacionais fazendo bons programas de controle". Além disso, o porta-voz mencionou diversas medidas que uma pessoa pode tomar, citando o uso de roupas adequadas, repelente e mosquiteiros, entre outros.

Microcefalia

Falando a jornalistas em Genebra, Gregory Hartl lembrou que o "mais importante para a agência são casos de microcefalia" e ressaltou "grande preocupação" da OMS com tais casos e como eles ocorrem, o que está sendo investigado.

Ele disse que "ainda não se sabe se o zika causa esta condição neurológica".

Segundo o porta-voz, o "zika, em si, não é a razão pela qual a OMS declarou uma emergência de saúde pública, mas sim a microcefalia".

Sem Sintomas

Ele ressaltou que o zika é uma doença onde três quartos dos infectados "nem apresentam sintomas" e no restante os "sintomas são leves".

Nesta quarta-feira, a agência da ONU informou que 32 países relataram a transmissão com o vírus desde 2015, a grande maioria na região das Américas, incluindo o Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário