one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Saiba mais sobre os hábitos de vida do barbeiro, inseto que transmite a doença de chagas

Criado em 23/06/16 15h03 e atualizado em 23/06/16 15h50
Por Repórter DF Fonte:TV Brasil

Há 15 anos, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) estudam o comportamento dos Barbeiros no Distrito Federal. Esses insetos causam a doença de chagas, que pode provocar complicações cardíacas e levar o paciente a óbito. 

Pesquisas indicam que o inseto além de estar nas áreas rurais, migrou para outras cidades do DF. Em 2012 e 2014, a bióloga Thais Minuzzi identificou a presença deles nas cidades do Park Way, Águas Claras, Vicente Pires e Paranoá.  No Jardim Zoológico foram encontrados uma colônia com 50 insetos, 44 deles estavam contaminados e transmitiram a doença de chagas para 17 macacos.  

Cerca de 40% dos 857 Barbeiros coletados no DF estavam infectados. Mesmo com o alto número de insetos contaminados, nenhuma pessoa contraiu a doença no período estudado. O inseto costuma aparecer com maior frequência nos períodos que antecedem as chuvas, porém para eliminar os riscos a comunidade precisa colaborar.  Acompanhe na reportagem. 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário