Ouvidoria participa de fórum de educação midiática, no México

Publicado em 15/12/2014 - 18:16

Por Wêdson França Editor Wêdson França

Fonte Ouvidoria EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participou do primeiro Fórum de Educação Midiática e Informacional para América Latina e Caribe, que aconteceu na Cidade do México, nos dias 10 e 11 de dezembro. O encontro discutiu maneiras para impulsionar a formação dos cidadãos no uso dos meios de comunicação e da informação. As atividades foram abertas com a palestra do ex-presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, que também é presidente da Fundação Global, Democracia e Desenvolvimento (Funglode).

A representante da EBC no evento, a ouvidora-geral Joseti Marques, foi convidada para falar sobre “Cidadania ativa: os meios de comunicação, a democracia e o pensamento crítico”, dentro do eixo temático “Alfabetização midiática e informacional para o pleno exercício da cidadania”. Também participaram na mesma sessão, o brasileiro Jorge da Cunha Lima, da Associação de Televisões Educativas Ibero-americanas, o chileno Paz Peña, da ONG Direitos Digitais, o mexicano Guillermo Orozco, da Universidade de Guadalajara, e o representante do Serviço Nacional de Bibliotecas e Sistema de Informação de Belize, Audrey Matura.

Na oportunidade, Joseti Marques apresentou o projeto do Centro de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública, que está sendo desenvolvido pela EBC em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Centro de Pesquisas tem como objetivo consolidar um sistema público de radiodifusão com elevado padrão de qualidade e em linha com os padrões internacionais de produção.

A conferência foi promovida pela Universidade Nacional Autônoma do México, por meio da TV Unam, e pelo Sistema Público de Radiodifusão Nacional do México, com a colaboração da Universidade Autônoma de Barcelona e da Unesco. O evento reuniu representantes da América Latina e Caribe e também especialistas de várias partes do mundo preocupados em fomentar a educação midiática e informacional a nível internacional.

Educação midiática

De acordo com a Unesco, a educação midiática e informacional é primordial para se exercer a liberdade de expressão e informação, já que “permite os cidadãos entenderem o funcionamento dos meios de comunicação e outros provedores de informação, avaliar criticamente seu conteúdo e tomar decisões acertadas, como usuários e produtores de informação e conteúdo de mídia”. A instituição considera como educação midiática e informacional, “todas as formas de mídia e outros provedores de informação tais como bibliotecas, arquivos, museus e internet, independente da tecnologia usada”.

Editor: Tiago Severino

Saiba mais sobre outras atividades desenvolvidas pela Ouvidoria ao longo do ano.

Compartilhar: