Elogio do público à Ouvidoria – uma carona no Caminhos da Reportagem

Publicado em 10/09/2015 - 17:44 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Por Joseti Marques Editor Joseti Marques

Fonte Ouvidoria EBC

Telespectador, Sergio Duarte (Sergio Duarte (telespectador TV Brasil))Telespectador, Sergio Duarte

O trabalho de ouvidoria é mais reconhecido, pelo público, como o depositário da insatisfação com algum serviço prestado e como canal de mediação por onde a reclamação chegará a quem de direito. Em geral, quando os assuntos são resolvidos, os agradecimentos vão direto para aqueles de quem primeiro se reclamou; e até que surja outro motivo para reclamar – ou até mesmo para elogiar – a Ouvidoria não será novamente lembrada. Por isso a surpresa e a alegria da equipe com a mensagem do telespectador Sergio Duarte, 60 anos, do Rio de Janeiro.

Sérgio entrou em Contato com a Ouvidoria da EBC para pedir uma informação sobre um programa a que assistiu, mas do qual não lembrava o nome: “Vi um excelente programa jornalístico sobre a intolerância nas religiões! Infelizmente não me recordo o nome da apresentadora e nem o nome do programa! Adoraria receber informações sobre este programa e se possível a possibilidade de revê-lo ou como revê-lo! Muito Obrigado, aguardo ansioso seu breve retorno!”.

Em solicitações como a de Sérgio, a própria Ouvidoria faz o atendimento, recorrendo ao setor responsável apenas quando não consegue encontrar o que está sendo demandado.

A Ouvidoria fez a pesquisa na página da TV Brasil e encaminhou a resposta com o link para acesso ao vídeo: “Prezado Sr. Sergio, bom dia. Fazendo uma busca sobre o tema localizamos um programa que tem reprise no domingo, que talvez seja o programa em questão. Segue o link (...). Nele, terá o programa completo para ser assistido. Caso o link não funcione copie e cole-o no navegador.”

No dia seguinte, o telespectador enviou uma nova mensagem: “Meus agradecimentos a todos, muito obrigado, estou bastante emocionado por essa especial atenção! Exatamente o programa que solicitei! Parabéns a toda a equipe, um dos melhores documentários que pude assistir e com ele farei um trabalho bem importante! Abraços e contem sempre comigo!”.

Emocionados ficamos nós com o elogio, Sergio!”, brincou José Luiz Matos, que fez o atendimento. A pesquisa para saber a que programa o telespectador se referia foi feita por David Silberstein, da equipe de Monitoramento e Gestão da Informação. A entrevista com o telespectador, que publicamos a seguir, foi feita por Wêdson França.

Um trabalho bem importante

A menção a que o programa da TV Brasil serviria para “um trabalho bem importante” fez com que entrássemos em contato com o telespectador para ter mais detalhes. Afinal, saber que a TV pública está prestando um bom serviço é também informação relevante para a Ouvidoria da EBC.  Sergio Duarte é Coordenador de Eventos e Convenções no Hotel Copacabana Praia há vinte anos, e o programa que ele procurou através da Ouvidoria foi o episódio Intolerância e fé no Brasil, do jornalístico Caminhos da Reportagem.

Ouvidoria: Em que sentido o programa lhe chamou atenção?

Sergio Duarte: Pela qualidade do trabalho realizado no documentário. É que ele fala do que leva as pessoas a serem intolerantes, através de depoimentos de especialistas ligados a várias religiões.

Ouvidoria: Você disse, na mensagem à Ouvidoria, que usa o documentário para fazer um trabalho importante. Que trabalho é esse?

Sergio Duarte: Eu desenvolvo um trabalho de socialização e integração entre os funcionários do hotel. Então eu passei a usar o documentário durante reuniões e atividades que realizo entre os departamentos periodicamente. Eu peço para os participantes observarem com atenção cada parte do documentário e identificarem as palavras e termos usados que remetam a situações do tipo convívio, trabalho e tudo que lembre tolerância. Assim, tento despertar neles a importância de serem tolerantes uns com os outros e também com os clientes, independentemente da religião de cada um.

Ouvidoria: Você já conhecia o trabalho feito pelos veículos de comunicação pública?

Sergio Duarte: Já sim. Apesar de ser muito ocupado, tenho muitas atividades, sempre vejo a TV Brasil.

Ouvidoria: O que o motivou a elogiar o atendimento da Ouvidoria?

Sergio Duarte: A atenção do rapaz que me atendeu e a rapidez e a presteza com que me enviaram o link para que eu tivesse acesso ao documentário que eu nem me lembrava do nome. Fiquei encantado.

Saiba mais sobre outras atividades desenvolvidas pela Ouvidoria ao longo do ano.

Compartilhar: