one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pérola na ostra

Imagem:

Compartilhar:

Como as ostras fazem pérolas?

Criado em 27/08/13 09h50 e atualizado em 03/09/13 09h49
Por Brasil Escola

Pérola
(Anna's Photos/CC)

A ostra, uma espécie de concha, possui um sistema de defesa no seu interior para proteger de corpos estranhos que entram. Pode ser uma partícula de areia, um verme, ou pedaço de coral. Para evitar que aquele corpo estranho cause algum mal, algumas espécies de ostras produzem e envolvem o invasor com camadas de madrepérola ou nácar. Essa substância é composta de carbonato de cálcio. O resultado é uma cobertura brilhante, que não precisa nem de polimento.

Na natureza, esse processo acontece naturalmente, mas há como provocar isso artificialmente, inserindo uma pequena bolinha na concha. Em média, com essa técnica, uma pérola precisa de três anos para ficar pronta. E elas podem ser de várias cores. Os japoneses são os pioneiros no cultivo desses moluscos e criam pérolas cor de creme, amareladas esverdeadas ou negras, com diâmetro variando de 2 a 17 mm.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário