Jabuticabeira

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe quais são as partes da planta?

Criado em 19/09/12 11h55 e atualizado em 19/09/12 12h18
Por Adriana Franzin Fonte: [2]

Jabuticaba
Jabuticabeira ((Foto: Cristiano Oliveira/CC))

Raiz: As raízes geralmente ficam debaixo da terra. Há dois tipos de raízes: as que crescem para baixo (chamadas de pivotantes) e as que crescem para os lados (conhecidas como tabulares). A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.

Caule: O caule é o tronco das árvores. Ele varia de tamanho, forma, textura e cor, dependendo da espécie. É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos em nossas casas, nos móveis, nas ferramentas, nos pisos e até mesmo nos lápis que usamos. É também do tronco de algumas árvores que é extraída a matéria prima para fazer o papel - a celulose.
O caule é também o meio pelo qual a seiva bruta chega até as folhas. É onde ficam os xilemas, os vazinhos condutores da seiva bruta até as folhas. Quando fazem o caminho contrário, trazendo o alimento produzido nas folhas por meio da fotossíntese (a glicose), para as outras partes da planta, eles são chamados de floemas.

Folha: É nas folhas que acntece a fotossíntese. Por meio desse processo, a planta consegue transformar a água e os nutrientes que tira do solo mais o gás carbônico e a energia solar que é absorvida pelas folhas em glicose, que é o alimento delas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira. Essa glicose, compõe a seiva elaborada, que é a fonte de energia das plantas.

Flor: A flor é uma folha diferente das outras. Ela tem cores e formatos difereciados. Além disso, a flor tem as estruturas que fazem a reprodução das plantas: o Gineceu (parte feminina) e o Androceu (parte masculina). A cor das pétalas é uma estratégia para atrair as mosquinhas e abelhinhas e outros insetos que fazem a polinização, ou seja, unem as partes masculinas e femininas da planta para que seja criada uma sementinha.

Fruto: O fruto é o produto da fecundação entre as partes masculina e feminina da planta. O óvulo da plantinha dá origem à semente e o ovário se torna o fruto. O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação. Os frutos podem ser verdadeiros (quando se formarem a partir do ovário, como o abacate); ou falsos (quando se formam de outras partes da planta como o caju, maçã, figo, abacaxi e framboesa).

Sementes: A semente é a fonte de uma nova vida. Ela dá início a uma nova geração da espécie. Dentro da semente fica o embrião, que vai germinar e virar uma nova planta. A semente é a casa que protege o embrião da seca e dos outros seres vivos que podem prejudicá-lo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário