Julian Assange discursa na embaixada do Equador em Londres

Imagem:

Compartilhar:

OEA apoia Equador por unanimidade no caso Assange

Criado em 24/08/12 23h12 e atualizado em 25/08/12 09h01
Por BBC Brasil [2]

Julian Assange discursa na sacada da  embaixada do Equador em Londres
Julian Assange discursa na embaixada do Equador em Londres (Opera Mundi/Creative Commons)

Brasília - Os países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) chegaram a um acordo "aceitável para a maioria de seus representantes" no qual mostram "solidariedade e apoio" ao Equador em sua disputa com a Grã-Bretanha sobre o destino de Julian Assange.

O Canadá foi a única nação que apresentou objeções à resolução. Os Estados Unidos disseram que a declaração poderia seguir adiante, segundo a BBC Mundo.

Um texto comum foi negociado e aprovado após as nações concordarem em não usar a palavra "ameaça".

Diplomatas equatorianos haviam declarado anteriormente que o governo britânico tinha ameaçado invadir a embaixada do país em Londres para prender Assange. O Equador concedeu asilo diplomático ao australiano.

A Grã-Bretanha quer deter o fundador do WikiLeaks para cumprir um acordo de extradição firmado com a Suécia, onde Assange é acusado de crimes sexuais.

O observador britânico na OEA, Philip Barton, negou que seu governo tenha ameaçado invadir a embaixada. "Em nenhum momento o Reino Unido fez nenhuma ameaça à embaixada do Equador", disse. O diplomata também defendeu o diálogo bilateral para resolver o impasse.

Tags:  Internacional [1], caso Assange [3], Equador [4], Grâ-Bretanha [5], OEA [6], BBC [7], Canadá [8], EUA [9], Inglaterra [10], Londres [11], David Cameron [12], rafael correa [13], Wilileaks [14], estados americanos. [15]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário