Cidade de Duque de Caxias

Imagem:

Compartilhar:

Duque de Caxias terá oito candidatos a prefeito e 762 a vereador

Criado em 24/09/12 10h05 e atualizado em 05/01/15 11h20
Por Vitor Abdala Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]


Rio de Janeiro – Oito candidatos disputarão o cargo de prefeito da segunda principal economia fluminense e 15ª do país: o município de Duque de Caxias. As 29 vagas da Câmara dos Vereadores da maior cidade da Baixada Fluminense serão disputadas por 778 candidatos.

Além de Zito (PP), que tenta a reeleição, disputam o executivo municipal, nas eleições do dia 7 de outubro, Alexandre Cardoso (PSB), Florinda Lombardi (PSTU), Ivanete da Silva (PSOL), Dica (PSD), Marquinho Pessanha (PTN), Samuquinha (PR) e Washington Reis (PMDB).

Com 855 mil habitantes, Duque de Caxias é o município mais populoso da Baixada Fluminense e o terceiro, do estado, ficando atrás apenas da capital fluminense e da cidade de São Gonçalo. Para estas eleições, 607 mil eleitores estão aptos a votar.

A cidade emancipou-se da vizinha Nova Iguaçu em 1943. O nome escolhido para o município foi uma homenagem a um de seus mais ilustres cidadãos, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, comandante das forças brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) e considerado patrono do Exército.

Sua economia, que totaliza um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 25,7 bilhões, tem como foco os setores de indústria e serviços. Um importante componente da economia caxiense é o Polo Gás-Químico, que tem entre as principais empresas a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.

Apesar disso, Duque de Caxias tem um dos piores índices de pobreza do estado, com 53% da população vivendo nessa situação. O sistema de coleta e tratamento de esgoto do município também é considerado pelo Instituto Trata Brasil um dos dez piores entre as 81 maiores cidades do Brasil.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [59] Fazer uma Reclamação [59] Fazer uma Elogio [59] Fazer uma Sugestão [59] Fazer uma Solicitação [59] Fazer uma Simplifique [59]

Deixe seu comentário