Crianças refugiadas da Síria em acampamento montado na fronteira com a Turquia

Imagem:

Compartilhar:

Em 19 meses, passa de 300 mil o número de refugiados sírios nos países vizinhos

Criado em 02/10/12 10h31 e atualizado em 02/10/12 14h17
Por Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil [2]


Refugiados Sírios em acampamento montado no Líbano (Foto: Freedom House/Creative Commons)Refugiados Sírios em acampamento montado no Líbano (Foto: Freedom House/Creative Commons)

Brasília – A Agência de Refugiados das Nações Unidas (cuja sigla em inglês é Acnur) divulgou hoje (2) que o número de sírios que deixaram o país, nos últimos 19 meses, em busca de abrigo nos países vizinhos - Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque – ultrapassou 300 mil. Segundo as estatísticas da agência, triplicaram os refugiados sírios na região. Precisamente são 311,5 mil.

O porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, reiterou que o aumento do número de refugiados obrigou a agência a refazer as estimativas de gastos para US$ 487,9 milhões. O cálculo é que 710 mil refugiados sírios procurem abrigo nos países vizinhos até dezembro. Ele lembrou que a situação pode se agravar devido à chegada do inverno na região.

"Estamos em uma corrida contra o tempo. Na Jordânia, por exemplo, onde milhares de pessoas estão vivendo em tendas, a temperatura média fica mais baixa entre meados de novembro e março, algo em torno de 2 graus Celsius”, disse o porta-voz.

Leia também: 

Número de refugiados pode atingir os 700 mil até ao final do ano [3]

Dilma condena violência nos países árabes e intolerância religiosa [4]

Há 19 meses, a Síria vive sob clima de guerra devido à disputa política entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. A oposição cobra de Assad a transição política, o fim do governo e mais liberdade de expressão.

A crise na Síria virou tema internacional e assunto mencionado em todas as discussões envolvendo líderes políticos. A presidenta Dilma Rousseff, na semana passada, em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, defendeu o fim da violência na região e a busca por um acordo de paz, sem interferência externa militar.

Mais informações sobre os dados da Acnur estão no site da agência http://www.unhcr.org/506ab7259.html [5]

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário