Deficientes físicos encontram muitas dificuldades diariamente.

Imagem:

Compartilhar:

Divulgadas regras para pessoas com deficiência obterem passe livre no transporte interestadual

Criado em 04/12/12 12h52 e atualizado em 04/12/12 13h28
Por Vinícius Soares Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil [2]

Acessibilidade
As empresas serão obrigadas a reservar dois lugares para pessoas com deficiência. (Galeria de Lindomar Cruz / Creative Commons)

Brasília - O Ministério dos Transportes publicou hoje (4) as regras que as pessoas com deficiência deverão seguir para obter o passe livre em viagens interestaduais rodoviárias, aquaviárias e ferroviárias. De acordo com a Portaria n° 261 [3], publicada no Diário Oficial da União, os beneficiários deverão apresentar comprovação de que têm renda familiar inferior a um salário mínimo por pessoa.

O requerimento da carteira que dá direito ao passe livre deverá ser feito ao Ministério dos Transportes, que disponibilizou um modelo de formulário pela internet, no site www.transportes.gov.br [4]. Os pedidos poderão ser feitos pelo correio, para a Caixa Postal 9.600, CEP 70.040-976, Brasília – Distrito Federal. Também podem se enviadas dúvidas e sugestões para esse endereço.

Leia também:

Pessoas são diferentes, mas oportunidades têm de ser as mesmas, diz Dilma [5]

Conferência avalia perspectivas e desafios para pessoas com deficiência [6]

 

Os interessados no benefício deverão enviar a comprovação de renda, a cópia do documento de identidade e um atestado original assinado por dois profissionais da área de saúde, sendo ao menos um médico. A documentação incompleta não desclassifica o pedido, mas os requerentes terão prazo de 20 dias para enviar o que ficou faltando. Os beneficiários receberão uma carteira com validade de três anos, que deverá ser renovada com os mesmos documentos ao término do prazo.

As empresas serão obrigadas a reservar dois lugares para pessoas com deficiência e os beneficiários deverão ter preferência na compra até três horas antes do horário da partida. Eles devem se dirigir aos pontos de venda, também com essa antecedência, para obter a Autorização de Viagem de Passe Livre, sem a qual não poderão viajar mesmo com a carteira do benefício. A autorização terá duas vias e será o instrumento usado pelas agências reguladoras para fiscalizar o respeito ao benefício.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [56] Fazer uma Reclamação [56] Fazer uma Elogio [56] Fazer uma Sugestão [56] Fazer uma Solicitação [56] Fazer uma Simplifique [56]

Deixe seu comentário