Tráfico de pessoas

Imagem:

Compartilhar:

Ligue 180 deve chegar a dez países neste ano

Criado em 06/03/13 14h27 e atualizado em 06/03/13 15h03
Por Carolina Gonçalves Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil [2]

Ligue 180 deve chegar a dez países da América do Sul, América Central e Europa neste ano
(redebrasilatual.com.br)

Brasília – A Central de Atendimento à Mulher, usada pelos parentes e as vítimas do tráfico de pessoas e outros tipos de violências contra as mulheres cometidas no exterior, vai ser ampliado para mais dez países na América do Sul, América Central e Europa ainda neste ano. O serviço, conhecido como Ligue 180, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no Brasil, já funciona em Portugal, Espanha e Itália, desde 2011. O Ligue 180 foi determinante, por exemplo, para o resgate de quase 40 mulheres brasileiras e estrangeiras, no ano passado, que estavam sendo exploradas sexualmente em Ibiza e Salamanca, na Espanha.

Leia ainda:

OIT quer retirar 6 milhões de pessoas do trabalho escravo [3]

A lista dos países onde o serviço será instalado ainda não foi divulgada pelo governo. De acordo com a diretora de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da SPM, Ana Teresa Iamarino, o governo brasileiro tem acompanhado a situação em pelo menos 22 países. Mas por enquanto as negociações só avançaram com autoridades das 10 regiões que serão divulgadas nos próximos dias.

“A realidade da violência é uma preocupação em qualquer parte do mundo”, disse ela, ao explicar que o governo brasileiro segue alguns critérios antes de negociar a instalação da central de atendimento em outros países.

O diagnóstico preliminar feito pelos representantes brasileiros de direitos humanos e direitos femininos considera não só o número de mulheres traficadas, mas os locais onde a comunidade brasileira é mais expressiva, onde existe apoio diplomático mais efetivo, como consulados e embaixadas, e onde há presença de autoridades policiais brasileiras, como adidos da Polícia Federal.

“Depois, ainda levantamos os serviços que já existem no país, porque temos que garantir o mínimo da rede de retaguarda no local, principalmente, para os casos de maior emergência”, disse a diretora do SPM.

Pelos padrões criados para que o serviço funcione no exterior, o Ligue 180 precisa ser uma fonte de informações sobre tráfico, outros tipos de violência e direitos para mulheres que estão no exterior e garantir a orientação adequada para que as vítimas consigam apoio das instituições locais especializadas ou dos consulados, no caso de pessoas que querem voltar para o Brasil, mas não conseguem.

“A gente tem conseguido muitos avanços, mas infelizmente ainda vivenciamos diversas formas de violência contra a mulher. Estamos sempre procurando ampliar nosso atendimento para dar o apoio necessário a essas vítimas e estamos sempre em negociações com outros países”, disse ela.

Ana Teresa descartou a ampliação do serviço para os países da Ásia, África e Oceania neste ano. No caso dos Estados Unidos e Canadá, as negociações estão em andamento e os países têm todas as condições para receber a central de atendimento, mas ainda não há sinalização de uma data para que o serviço funcione na América do Norte.

Na próxima sexta-feira (8), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Agência Brasil vai publicar uma série de matérias especiais destacando os avanços, conquistas e os desafios que as mulheres brasileiras ainda enfrentam nos seu dia a dia.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário