Abertura da Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea) e da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR)

Imagem:

Compartilhar:

Conferência discute nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional

Criado em 19/03/13 16h51 e atualizado em 20/03/13 10h13
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea) e da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR)
Abertura da Conferência do Desenvolvimento e da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (Sueli de Freitas)

A criação de instrumentos para gerar maior dinamismo nas regiões que apresentam renda inferior à média nacional deve nortear a formulação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O tema foi debatido hoje pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que participou da abertura da terceira edição da Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea) e da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR). O evento acontece até quinta-feira (21) no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, com a presença de 443 delegados eleitos nos estados.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Segundo o ministro, toda a discussão que está acontecendo no Congresso Nacional sobre pacto federativo [2], distribuição dos royalties do petróleo [3], alíquota de ICMS [4] e Fundo de Participação dos Estados [5] tem a ver com a redistribuição da receita pública entre os entes federados. Para Bezerra, qualquer política de tecnologia, inovação e investimentos em pesquisa tem que ter um “recorte regional”. Ele também defendeu que projetos de infraestrutura cheguem às regiões mais carentes, como o norte do país, para a integração com as demais regiões.

A partir dessa conferência, o governo federal pretende, num prazo de 180 dias e envolvendo dezesseis ministérios, construir uma nova versão da PNDR. “Em dez anos, nenhuma região do país deverá ter renda média inferior a 75% da média nacional”, disse o ministro.

Prêmio

No início do evento, foram apresentados os vencedores do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional (CNDR). Uma das ganhadoras é a socióloga Marcela Pessoa, autora da tese sobre o Programa de Combate à Pobreza Rural com políticas públicas para desenvolvimento socioeconômico do Vale de Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Na sua avaliação, ainda há um longo caminho a percorrer para que as comunidades do Vale do Jequitinhonha se integrem ao desenvolvimento regional sustentável. Entre os desafios apontados pela pesquisadora estão a falta de capacitação para acesso aos mecanismos de participação social e as interferências negativas nas políticas públicas das relações clientelistas e paternalistas situadas na localidade.

Veja entrevista com Marcela Pessôa

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Marlon Barbosa, que participa do movimento cultural no Vale do Jequitinhonha, está esperançoso com os resultados da conferência. Entre as demandas trazidas por sua delegação está a integração rodoviária entre cidades da região.

Confira o que diz Marlon Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário