Pixinguinha

Imagem:

Compartilhar:

Doodle: Pixinguinha é homenageado por Google no Dia Nacional do Choro

Criado em 23/04/14 05h00 e atualizado em 23/04/14 10h35
Por Portal EBC

Doodle Pixinguinha
Doodle Pixinguinha (Google)

Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, é o homenageado pelo Doodle, do Google, desta quarta-feira (23). Se ainda estivesse vivo, o músico completaria 117 anos. O flautista, saxofonista, compositor e arranjador carioca é considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira. Por ter contribuído para a popularização do choro, o gênero musical também é comemorado no dia do seu aniversário no Brasil. Pixinguinha faleceu no dia 17 de fevereiro de 1973 [2].

Na logomarca do Google desta desta quarta-feira, a página principal do site de buscas mostra uma ilustração do artista tocando sax. Ao clicar nela, o usuário recebe uma série de resultados sobre suas músicas e obra.

Confira aqui outras homenagens do Google [3]

 

O apelido

O primeiro apelido de Alfredo era Pinzidim, criado pela avó. O verbete significava "menino bom" em um dialeto africano. No entanto, ainda não havia uma grafia para o apelido, justamente por ser uma palavra de origem africana e não usada no Brasil. Em 1917, se tornou "Pechinguinha" no disco "Grupo do Pechinguinha". Apenas nos anos 20, quando realizou sua turnê internacional com o grupo Oito Batutas que definiu o nome que o consagrou: Pixinguinha.

 

Legado

Desde criança, Pixinguinha participava de rodas de choro da famosa casa da Tia Ciata, onde nasceu o primeiro samba gravado, "Pelo telefone", composto por Donga e Mauro de Almeida. Aos 13 anos, o jovem entrou para a orquestra do rancho carnavalesco Filhas de Jardineira, e também estreou nos discos. Em 1914, assinou sua primeira composição, Dominante, e entrou para o grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco.

Pode ser considerado o primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil, a RCA Victor, nos anos 30. Por ter popularizado o choro no país, o bandolinista Hamilton de Holanda [4] e os alunos da Escola de Choro Raphael Rabello sugeriram o Dia Nacional do Choro no mesmo dia do aniversário do músico. A lei aprovando a data foi sancionada em 2000, sendo considerada um marco para os amantes do gênero musical.

 

No Dia do Choro, relembre homenagem do Programa Samba na Gamboa, da TV Brasil, ao ritmo:

Tags:  doodle [5], Google [6], Pixinguinha [7], Dia Nacional do Choro [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário