Futuro do Brasil e do mundo é debatido por time de especialistas

Imagem:

Compartilhar:

Futuro do Brasil e do mundo é debatido por time de especialistas

Criado em 20/07/12 17h38 e atualizado em 25/07/12 20h51
Por EBC na Rede

Seminário O Brasil e o Mundo em 2022
Palestrantes reunidos na mesa redonda Mundo em Debate, a última do seminário promovido pelo BNDES (Foto: Rafael Tex / Especial para a EBC na Rede)

Esta foi a página da transmissão do seminário O Brasil e o Mundo em 2022, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de julho. Em pauta, o cenário para o país e o mundo em horizonte de uma década. O evento contou com a participação de um conceituado time de palestrantes, entre eles Barry Eichengreen, expert no sistema monetário internacional e eleito um dos 100 principais pensadores globais em 2011; e Dani Rodrik , especialista em globalização e desenvolvimento econômico.

O seminário trouxe ainda depoimentos inéditos de intelectuais que moldam o pensamento global contemporâneo, tais como: Alain Touraine (sociólogo), Alberto Manguel (ensaísta e romancista), Dominique Moisi (cientista político e escritor), Michel Mafesolli (sociólogo e escritor), Mike Davis (historiador e ativista político) e Noam Chomsky (lingüista, filósofo e ativista político).

As mesas redondas foram divididas entre especialistas que se debruçam sobre o desenvolvimento das novas e antigas potências econômicas. Os desafios da Europa e dos Estados Unidos foram destrinchados por Barry Eichengreen e por Wolfgang Munchau, editor associado do Financial Times e um dos maiores especialistas mundiais na zona do euro. As perspectivas para a China e o mundo árabe ficaram à cargo de Fan Gang, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica (NERI-China) e presidente do China Reform Foundation, e o ex-embaixador do Brasil em Pequim Affonso Celso de Ouro-Preto.

Sunil Khilnani, diretor do King's India Institute no King's College de Londres, e Vladimir Popov, escolhido um dos dez economistas e sociólogos russos mais influentes de 2000 a 2010, discutiram o futuro do subcontinente indiano, África e Leste Europeu. A fala sobre a perspectiva econômica do Brasil e América Latina foi feita pelo presidente do BNDES e especialista em economia industrial e internacional., Luciano Coutinho, e José Antonio Ocampo, professor da Universidade de Columbia.

Falando à EBC na Rede, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, apontou o papel do banco estatal no fomento ao crescimento brasileiro: "O BNDES deve continuar sendo, num cenário onde o
setor privado vai se desenvolver, um protagonista importante", aposta. "O banco vai continuar sendo o grande financiador de longo prazo e infra-estrutura e outras indústrias intensivas em capital". Assista:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário