(Foto: Pedro Dias/CC)

Imagem:

Compartilhar:

Pacto de proteção aos direitos da criança e do adolescente será lançado nesta terça

Criado em 08/10/12 15h39 e atualizado em 08/10/12 15h53
Por EBC Fonte:SDH/PR [2]

Corrida entre crianças
Documento prevê o fortalecimento dos serviços públicos e das políticas sociais voltadas à criança e ao adolescente (Foto: Pedro Dias / CC)

O governo federal lança nesta terça-feira (9) o pacto de proteção aos direitos da criança e do adolescente. “Na carta, os órgãos e entidades envolvidas se comprometem a tratar com absoluta prioridade, de forma conjunta, articulada, contínua e permanente, a execução de medidas concretas voltadas à efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente”, informou a Secretaria de Direitos Humanos por meio de nota.

Políticas públicas e sociais

O documento também prevê o fortalecimento dos serviços públicos e das políticas sociais, com especial ênfase nos sistemas de ensino e na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, do Sistema Único de Saúde – SUS e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

Também constam no pacto a adoção de políticas públicas de reordenamento e monitoramento da rede de acolhimento de crianças e adolescentes, reformulação das unidades de internação de semiliberdade e das medidas socioeducativas em meio aberto, erradicação do trabalho infantil, fortalecimento dos conselhos tutelares, fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência sexual em âmbito nacional, e aperfeiçoamento do Sistema socioeducativo.

Comitê

A carta prevê ainda a criação de um Comitê Interinstitucional permanente, coordenado de forma conjunta, com o objetivo de desenvolver e acompanhar as ações pactuadas. A secretaria-executiva do comitê será exercida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Solenidade

A solenidade de assinatura do pacto contará com as presenças da ministra Maria do Rosário, do Ministro Ayres Britto e dos presidentes Roberto Monteiro Gurgel Santos e Norma de Brandão Lavenère Machado Dantas, além dos ministros das demais pastas envolvidas no pacto. O evento será às 10h, na sede do CNJ.

Além da  Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), os Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CNDPG), assinam nesta terça-feira (9), em Brasília, a Carta de Constituição de Estratégias em Defesa da Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [41] Fazer uma Reclamação [41] Fazer uma Elogio [41] Fazer uma Sugestão [41] Fazer uma Solicitação [41] Fazer uma Simplifique [41]

Deixe seu comentário