Crimes da Ditadura

Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Verdade divulga textos sobre a ditadura e convida interessados a colaborar

Criado em 22/11/12 17h37 e atualizado em 22/11/12 18h51
Por Portal EBC Fonte:CNV [2]

A Comissão Nacional da Verdade publicou em seu site nesta quinta-feira (22), textos provisórios sobre graves violações de direitos humanos ocorridas no país durante a ditadura militar (1964-1985) para que sejam consultados e possam receber contribuições da dos interessados pela internet.

Acesse os textos e contribua com informações [3]

Os textos provisórios foram elaborados pelo ex-procurador geral da República Claudio Fonteles durante 5 meses de pesquisa no Arquivo Nacional, literatura especializada e análises periciais realizadas a pedido da Comissão. Em 80 páginas, Fonteles analisa sete casos de oposicionistas assassinados pelo regime militar.

Entre os casos retratados estão a execução de Carlos Marighella, na qual foi utilizado o registro de “resistência seguida de morte” durante anos para disfarçar a execução. Os textos também expõem os falsos suicídios de Manoel Fiel Filho, Raul Amaro Nin Ferreira e João Lucas Alves.

As pesquisas estão sendo realizadas no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Graves Violações de Direitos Humanos da Comissão da Verdade. No trabalho, Fonteles tem sido auxiliado por servidores do Arquivo Nacional e assessores da Comissão.

Graves violações

São classificadas como graves violações de direitos humanos crimes como mortes, desaparecimentos forçados, ocultação e destruição de cadáveres, tortura e violência sexual.

Os interessados em colaborar com informações e pesquisas relacionados aos temas mencionados nos textos devem entrar em contato pelo e-mail cnv@cnv.presidencia.gov.br [4].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário