A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Barros

Imagem:

Compartilhar:

Luiza Bairros ressalta inclusão produtiva como foco do Brasil Sem Miséria para Quilombolas

Criado em 27/11/12 10h46 e atualizado em 27/11/12 12h03
Por Portal EBC

Luiza Bairros no Bom Dia, Ministro
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,  Luiza Barros (Elza Fiúza/ABr)

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, comentou nesta terça-feira (27) a expansão do Plano Brasil Quilombola em conjunto com ações do Brasil Sem Miséria. O governo pretende ampliar o acesso à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento Familiar (DAP), trabalhando com a inclusão produtiva nas comunidades. Durante a manhã, Bairros participou do programa Bom Dia Ministro, da EBC Serviços; e conversou posteriormente com o Portal EBC.

De acordo com dados do CadÚnico, 63% dos domicílios nas comunidades quilombolas têm piso de terra batida e 73% não contam com saneamento adequado. Confira no vídeo abaixo os comentários da ministra sobre os números e os objetivos do Brasil Sem Miséria para Quilombolas.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Regularização fundiária

O Governo Federal quer acelerar o processo de regularização fundiária de comunidades quilombolas através de parcerias com institutos de terras estaduais. Para a ministra, a celeridade ao processo de regularização poderá ser feita se o mapeamento dessas localidades for tarefa dos estados. “A maior responsabilidade tem recaído sobre o Incra. Entretanto, o Instituto tem 'jurisdição' apenas sobre terras que são da União. Mas muitas delas são estatais e precisamos que eles localizem essas regiões”, disse. Assista ao vídeo

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Cotas para quilombololas

Sobre o assunto, a ministra Luiza Bairros considera que as comunidades já estão sendo beneficiadas com a existência de cotas para negros. Segundo ela, existe uma inserção "bastante grande" nas universidades, principalmente nas estaduais. Veja os comentários.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [35] Fazer uma Reclamação [35] Fazer uma Elogio [35] Fazer uma Sugestão [35] Fazer uma Solicitação [35] Fazer uma Simplifique [35]

Deixe seu comentário