A custódia e o tratamento psiquiátrico - Censo 2011

Imagem:

Compartilhar:

Censo inédito sobre hospitais-presídios pode ser acessado pela internet

Criado em 04/03/13 17h07 e atualizado em 04/03/13 17h30
Por Portal EBC e Luciana Barreto (Agência UNB) Edição:da UnB Fonte:Agência UNB [2]

Hospital psiquiatrico
Estudo da UNB recenseou 3.989 indivíduos de 26 prisões do país. (Foto: Blog Diversitá - Ricardo Oliveira)

O primeiro mapeamento dos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico do país, identificou 3.989 pessoas internadas nas 26 unidades do país. Passados noventa anos da criação dos hospitais-presídios no país, uma pesquisa inaugural traz o primeiro perfil nacional de uma população esquecida: A custódia e o tratamento psiquiátrico - Censo 2011 - estudo idealizado e coordenado pela professora Debora Diniz, do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília [3] (UnB), e financiado pelo Ministério da Justiça [4].

LEIA TAMBÉM:

- Primeiro Dicionário de Políticas Públicas no Brasil pode ser acessado pela internet [5]

Mais da metade dos internos são negros, pobres e com baixa escolaridade, homens e mulheres com epilepsia, esquizofrenia, retardo mental, transtornos afetivos, de personalidade, da preferência sexual ou devido ao uso de álcool e outras drogas, segundo a classificação psiquiátrica que fundamenta os atos infracionais.

Os resultados do censo mostram tanto a vulnerabilidade dessa população quanto um cenário alarmante: um em cada quatro indivíduos não deveria estar internado; 47% estão encarcerados sem fundamentação legal e psiquiátrica; 21% cumprem pena além da estipulada em sentença; sem contar o contingente internado há mais de 30 anos, contrariando a pena máxima admitida pelo regime jurídico brasileiro – os pesquisadores encontraram 18 indivíduos nessa situação. “A invisibilidade do louco infrator não foi rompida com as conquistas da Reforma Psiquiátrica dos anos 2000”, afirma Débora Diniz, na introdução do livro em que apresenta o estudo. A obra é o primeiro e-book da Editora da UnB [6], em parceria com a Editora LetrasLivres.

O estudo pode ser acessado aqui. [7]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário