Impasse é um documentário sobre as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Foi produzido em Florianópolis em 2010. O documentário aborda, ainda, o Projeto Tarifa Zero, principal bandeira do Movimento Passe Livre

Imagem:

Compartilhar:

Conheça as origens do Movimento Passe Livre

Criado em 18/06/13 17h16 e atualizado em 18/06/13 20h45
Por Leandro Melito - Portal EBC*

Brasília - Um dos principais atores das manifestações que tem se espalhado por todo o território nacional com adesão cada vez maior da população, o Movimento Passe Livre (MPL), cuja principal bandeira é a tarifa zero no transporte público, surgiu de forma espontânea e embrionária há dez anos em Salvador, capital da Bahia [2].

Em 2003, durante dez dias, milhares de jovens, estudantes e trabalhadores fecharam as principais vias públicas da cidade para protestar contra o preço dos ônibus, evento que ficou conhecido como “Revolta do Buzu” e deu origem ao documentário de mesmo nome dirigido por Carlos Pronzato.

Leia também:

Saiba os locais onde acontecem novos protestos nesta terça-feira, 18
[3]Entenda o que significa a chamada PEC 37 [4]

Em 2004, inspirados nos acontecimentos de Salvador, foi a vez de Florianópolis (SC) ser palco dos protestos que ficaram conhecidos como “Revolta da Catraca”, com participação de estudantes, associações de moradores, professores, sindicatos e população em geral.

Em 2005, o “Movimento Pelo Passe Livre” da capital catarinense organizou uma grande plenária no quinto Fórum Social Mundial, onde nasceu o Movimento Passe Livre, como um movimento social autônomo, apartidário, horizontal e independente, que luta por “transporte público de verdade, gratuito para o  conjunto da população e fora da iniciativa privada”.

Documentário sobre o Movimento Passe Livre e Projeto Tarifa Zero

Impasse é um documentário sobre as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Foi produzido em Florianópolis em 2010. Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência policial, Impasse revela o que pensam usuários, empresários e representantes dos governos municipal e estadual. O documentário aborda, ainda, o Projeto Tarifa Zero, principal bandeira do Movimento Passe Livre. Saiba mais em docdois.com.br. Assita o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

* Com informações do site TarifaZero [5]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [41] Fazer uma Reclamação [41] Fazer uma Elogio [41] Fazer uma Sugestão [41] Fazer uma Solicitação [41] Fazer uma Simplifique [41]

Deixe seu comentário