Rio Amazonas é declarado uma das sete maravilhas naturais do mundo

Imagem:

Compartilhar:

Rios da Cidadania: a vida dos ribeirinhos e o acesso aos direitos humanos

Criado em 13/08/13 21h00 e atualizado em 14/08/13 11h27
Por Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano Fonte:Radiojornalismo EBC

O Rio Amazonas é o segundo maior em extensão do mundo
Especial do Radiojornalismo da EBC mostra a relação dos povos da floresta com o transporte aquaviário no norte do país (Foto: Daniel Zanini H. / CC)

O radiojornalismo da EBC produziu uma série de matérias especiais sobre o acesso aos direitos humanos que as populações ribeirinhas possuem na região norte do país. São serviços como acesso à saúde, à educação e à cultura, que pela logística da região, não chega por meio das ruas, rodovias ou aeroportos da região. Mas pelos rios, por meio dos inúmeros barcos que modelam a vida de quem vive à margem dos rios.

As águas são as principais vias para o trânsito de cargas e de passageiros.  Pelas águas, chegam também médicos, cultura, banco e previdência social.  O ribeirinho sabe, que é pela navegação que chega o que para muitos pode parecer simples: a cidadania.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Já pensou em receber atendimento médico dentro de um barco? E sacar seu dinheiro do Bolsa-Família no meio do rio Amazonas? Pois é isso que acontece com a população ribeirinha em alguns lugares do Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Na terceira reportagem da série Rios da Cidadania, Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano apresentam iniciativas que navegam pelo Amazonas e que tansformam uma viagem pelo rio numa aventura pelo mundo das histórias.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para quem mora ao longo dos rios, serviços como perícia médica, salário maternidade, reconhecimento de paternidade e até mesmo casamentos podem ser feitos em barcos que levam ações cidadãs para os ribeirinhos.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Quando os serviços não chegam pelas águas, é por elas, que os ribeirinhos vão em busca do que precisam. Confira a última reportagem da série Rios da Cidadania:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Reportagem: Ana Lúcia Caldas e Juliana Russomano
Produção: Kátia Buzar  
Sonoplastia: Marcus Vinicius

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário