O presidente João Goulart (1961-1964) recebe o presidente da UNE José Serra

Imagem:

Compartilhar:

Golpe de 64: José Serra chamou estudantes a resistirem no 1º de abril

Criado em 25/03/14 16h47 e atualizado em 27/03/14 14h18
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

João Goulart recebe o presidente da UNE José Serra
O presidente João Goulart (1961-1964) recebe o presidente da UNE José Serra (Flickr José Serra / Creative Commons)

Brasília - Em transmissão ao vivo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro na madrugada do dia 1º de abril de 1964, o então presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), José Serra, fez uma convocação para a resistência ao Golpe já em curso naquele momento.

"Que nós partamos nesse instante para uma ofensiva e não fiquemos na defensiva porque a defensiva será a vitória de fato dessas forças reacionárias que hoje investem contra o povo brasileiro", disse o então estudante que cursava o último ano da Escola Politécnica da USP e havia sido eleito para a presidência da UNE no ano anterior.

Ouça o áudio: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em sua fala, Serra defendeu as reformas de base, apresentadas por João Goulart no comício da Central do Brasil no dia 13 de março de 1964 [2]. "O que se fez no comício do dia 13 foi a assinatura de decretos populares, que representavam um passo decisivo no monopólio estatal do petróleo, um passo decisivo no sentido de se trazerem mais divisas para o país, de menos divisas saírem para fora, de menos ser o povo brasileiro espoliado. É isto o que se assinou no comício do dia 13. O que se assinou foi um decreto que possibilita a desapropriação das terras nas margens das rodovias, evitando a especulação latifundiária. O que se assinou foi um decreto que regulamenta os alugueis, pondo fim à exploração que se faz com os imóveis no Brasil"

Ouça áudio exclusivo em que Rubens Paiva defende governo Jango no dia do Golpe de 64 [3]

Confira especial sobre os 50 anos do Golpe [4]

Ao término de sua intervenção na Rádio, o então estudante Serra lê a nota da UNE, que havia se reunido no dia 31 e elaborado o texto que convocava os estudantes de todo o país para a greve geral.

Ouça o áudio: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
José Serra durante discurso como presidente da UNE
José Serra durante discurso como presidente da UNE (Flickr José Serra / Creative Commons)

"A União Nacional dos Estudantes decreta a preparação da greve estudantil nacional em defesa do nosso povo e de nosso país. No momento em que redigimos essa nota, já está em prática o golpe desesperado da reação através do eixo dos governadores fascistas", diz a nota. "Todos os estados, através das suas uniões estaduais já preparam a deflagração da greve geral que visa impedir o golpe da direita fascista no Brasil, que visa manter a integral liberdade da palavra, liberdade de manifestação, manter as liberdades democráticas, estudantis e sindicais através do país inteiro", concluiu Serra.

Tags:  50 anos do golpe [5], 1º de abril [6], 1964 [7], joão goulart [8], reformas de base [9], José Serra [10], UNE [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário