CNV coletou depoimentos

Imagem:

Compartilhar:

Comissão Nacional da Verdade entrega relatório final na quarta (10)

Criado em 07/12/14 16h26 e atualizado em 09/12/14 10h35
Por Portal EBC *

A próxima quarta-feira (10), Dia Mundial dos Direitos Humanos, pode ser um marco do encontro do Brasil com a própria história escrita principalmente durante o período ditatorial. A Comissão Nacional da Verdade vai entregar, após dois anos e sete meses de apurações, o relatório final aos três poderes da República. A presidenta Dilma receberá a comissão no Palácio do Planalto, às 9h. Em seguida, o resultado será apresentado ao Senado, à Câmara dos Deputados e ao STF. O relatório será publicado no site da CNV [2] no mesmo dia para acesso público.

Relembre 15 momentos marcantes da Comissão da Verdade, que termina nesta quarta, 10 [3]

Buscas por desaparecidos continuam após encerramento da CNV [4]

O material será apresentado pelos seis membros da Comissão: José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Pedro Dallari e Rosa Cardoso. A CNV foi criada pela lei 12.528/2011 e instalada em maio de 2012. O objetivo era realizar apurações e esclarecimentos sobre as suspeitas de graves violações  de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988 (período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras) a fim de "efetivar o direito à memória e a verdade histórica e promover a reconciliação nacional". 

O relatório será deixado público às 11h no auditório da OAB, em Brasília. A CNV convidou para a ocasião vítimas da repressão, familiares de mortos e desaparecidos, comissões da verdade estaduais, municipais e institucionais, os comitês de memória, verdade e Justiça de todo o Brasil. Uma entrevista coletiva está marcada para as 12h.

Com informações da CNV e da Agência Senado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário