Somália necessita de ajuda humanitária para cuidar de crianças desnutridas

Imagem:

Compartilhar:

ONU afirma que América Latina avançou na luta contra a fome

Criado em 11/12/14 15h06
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU [2]

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), afirmou que a América Latina e o Caribe precisam de apenas um "empurrão" para atingir o objetivo da Conferência Mundial de Alimentos. Segundo o relatório Panorama da Segurança Nutricional e de Alimentos 2014 divulgado esta quarta-feira (10), a região alcançou 92% da meta de reduzir pela metade o número de pessoas que passam fome.

Ouça o áudio da matéria no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Esforço Redobrado
A agência da ONU explica que para que isso aconteça é preciso retirar 2,7 milhões de pessoas da fome até o fim de 2015. Os especialistas afirmam que será necessário um esforço redobrado dos governos já que a média de redução das últimas duas décadas é de 1,4 milhão de pessoas por ano. Segundo a FAO, 11 países da região atingiram a meta da Conferência Mundial, entre eles, o Brasil. De acordo com o documento, a América Latina e o Caribe conseguiram reduzir o número de famintos de 68,5 milhões em 1990 para 37 milhões agora. A maior queda foi registrada na América Latina, que tinha, há 20 anos, 60,3 milhões pessoas passando fome e atualmente tem 29,5 milhões. No Caribe, a redução não chegou a 10%, de 8,1 milhões para 7,5 milhões durante o mesmo período.

Leia mais:

FAO homenageia países que tiveram progressos na luta contra a fome [3]

Brasil e mais 12 países são reconhecidos pela FAO por combate à fome [4]

Desenvolvimento
Já em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), lançados pela ONU em 2000 e que têm como prazo final dezembro de 2015, a região, como um todo, alcançou a meta. Os países cortaram o índice de famintos de 15,3% em 1990 para 6,1% atualmente. Isso foi alcançado antes mesmo do prazo final no ano que vem. Entre os 14 países que já atingiram a meta estão Brasil, Argentina, Barbados, Chile, Cuba e México. Ainda na lista aparecem Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Segundo a ONU, quatro outras nações, Bolívia, Colômbia, Honduras e Suriname conseguiram atingir 90% da meta.

Sucesso
O relatório da FAO afirma que a principal razão para o sucesso da região foi o alto compromisso político dos governos na implementação de políticas de segurança alimentar. Ainda de acordo com o documento, a erradicação da fome na América Latina e no Caribe foi fortalecida pela adoção de uma nova iniciativa caracterizada por uma visão ampla do problema dos alimentos e da segurança nutritiva. Segundo a agência da ONU, os países implementaram vários instrumentos de controle para avaliar os problemas sociais a curto prazo e, também, para produzir mudanças estruturais que levem a soluções permanentes a longo prazo.

Tags:  combate à fome [5], FAO [6], ONU [7], miséria [8], pobreza [9], Produção de alimentos [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário