Governo vai pagar US$ 1,28 milhão a parentes de guerrilheiros mortos no Araguaia

Imagem:

Compartilhar:

Comissão anistia 11 vítimas da ditadura durante a Guerrilha do Araguaia

Criado em 18/04/15 10h33 e atualizado em 18/04/15 14h04
Por Sheily Noleto Fonte:Radioagência Nacional [2]

A Comissão de Anistia, em sessão realizada nesta sexta-feira no Auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, aprovou onze requerimentos para anistiar pessoas que tiveram seus direitos violados durante a Guerilha do Araguaia. No total, foram analisados 47 requerimentos.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Comissão anistia 11 vítimas da ditadura durante a Guerrilha do Araguaia


 
Entre os anistiados estão uma família de camponeses torturados por serem amigos dos guerrilheiros do Araguaia; um seminarista que foi preso e torturado e um tropeiro de castanhal que aderiu à luta armada contra a ditadura em Marabá, no Pará. O presidente da Comissão, Paulo Abrão, descreveu os perfis das pessoas que receberam a anistia.
 
O presidente da Comissão também falou sobre a importância de identificar as pessoas que sofreram com a repressão militar no meio rural. A Guerrilha do Araguaia foi um movimento existente na região amazônica brasileira, ao longo do Rio Araguaia, entre as décadas de 60 e 70.
 
A Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e foi criada em 2001 para reparar moralmente e economicamente às vítimas da ditadura militar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário