Festa de lançamento da Rede de Jornalistas Livres em SP no último domingo (24)

Imagem:

Compartilhar:

Rede de jornalistas com foco em direitos humanos busca financiamento

Criado em 26/05/15 16h30 e atualizado em 27/05/15 11h58
Por Portal EBC

Brasília - Lançada oficialmente no último domingo (24) em São Paulo, a Rede de Jornalistas Livres [2] se apresenta como um coletivo de jornalismo com a proposta de uma narrativa focada nos direitos humanos e na defesa da democracia.

Tendo como foco a publicação de conteúdo na web e a aposta em um forte trabalho de redes sociais, o grupo busca financiamento independente por meio de crowdfunding [3] - contribuição do leitor - anunciado no dia de seu lançamento.

 

"A idéia-força dos Jornalistas Livres é a da colaboração entre todos os comunicadores que defendem e lutam pela ampliação da democracia brasileira, bem como dos direitos humanos e sociais conquistados a duras penas pelas camadas mais vulneráveis da população. Usamos as redes sociais, não somos remunerados, atuamos única e exclusivamente em nome da paixão que nutrimos pelo jornalismo e seu gênero mais nobre, a reportagem"

Esse é um dos trechos do manifesto divulgado pelo grupo que apresentam suas propostas. O embrião da Rede de Jornalistas Livres foi o trabalho de cobertura colaborativa sobre a crise hídrica em São Paulo por meio do projeto A Conta D'Água [4], feito em parceria com outros grupos em janeiro deste ano. 

As reuniões do grupo continuaram, abertas para discussão de pautas e narrativas, até a consolidação como uma rede no dia 12 de março. 

Entre nós, coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas avulsos, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, não pode existir a competição. Sabemos que, juntos, compartilhando uns aos outros, podemos chegar mais longe, atingir públicos mais amplos, levando informações honestas e de qualidade.

O objetivo do grupo é se estruturar de modo a realizar a cobertura dos principais acontecimentos do país com uma narrativa independente por meio de coletivos constituídos em diferentes estados. 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário