Caminhos da Reportagem: Homossexuais, o Direito de Envelhecer

Imagem:

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem: Homossexuais, o direito de envelhecer

Criado em 31/07/15 19h52 e atualizado em 31/07/15 20h04
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil [2]

Primeiro, eles tiveram de lutar para ser. E agora, na condição de idosos, deparam-se com a questão da sexualidade. “A última gracinha que eu ouvi, eu estava com minha filha abraçada numa universidade particular. O cara disse: "já que gosta de mulher, você poderia descolar uma mais nova, a não ser que ela te banque", diz Yone Lindgren, 59 anos, coordenadora do movimento D´Ellas.

A maioria dos entrevistados disse ao Caminhos da Reportagem que nunca pensou na velhice e, menos ainda, na solidão. “A gente perde a autoestima, a solidão dói muito. Hoje, se eu for dançar num local público, os gays mais jovens perguntam: "o que essa maricona velha está fazendo aqui?'”, relata Josemar Pereira, chefe de Recursos Humanos.

Para a historiadora Heliana Hemetério, o mais difícil é ser negra: “depois disso, é fácil dizer 'sou lésbica, tenho mais de 60'”.

Os homossexuais que envelhecem sem família, no Brasil, queixam-se do preconceito e, acima de tudo, da solidão. “Meu amor, sorria, você é anônimo”, diz a cantora Angela Ro Ro, 65 anos e uma das primeiras artistas a se declarar lésbica no país.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário