Compartilhar:

Comissões querem punição de beneficiados pela Lei da Anistia

Criado em 29/08/15 19h18 e atualizado em 29/08/15 19h23
Por Cátia Rodrigues Fonte:Radioagência Nacional [2]

A Lei da Anistia, promulgada pelo ex-presidente João Figueiredo, completou 36 anos nesta sexta-feira (28). Considerada um dos importantes marcos para o fim dos 21 anos de ditadura no país, entre 1964 e 1985, a Lei da Anistia segue no centro de discussões por não permitir a possibilidade de responsabilizar penalmente agentes públicos que praticaram torturas, assassinatos e outros crimes durante o regime militar.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Comissões querem punição de beneficiados pela Lei da Anistia

Rafael Schincariol, coordenador geral da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, enfatiza a questão da impunidade como consequência dessa omissão legal.
 
Teresa Lajolo, presidente da Comissão da Memória e Verdade da prefeitura de São Paulo, diz da necessidade de uma discussão mais ampla sobre o assunto.
 
Uma das medidas para tentar reparar as violações de direitos humanos praticadas durante a ditadura foi a criação da Comissão Nacional de Anistia, em 2001.
 
Vinculada ao Ministério da Justiça, a Comissão já recebeu mais de 74 mil pedidos de anistia. Desse total, mais de 43 mil pessoas foram declaradas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário