Escritor Jorge Amado completaria 100 anos hoje

Imagem:

Compartilhar:

Escritor Jorge Amado completaria 100 anos hoje

Criado em 10/08/12 10h55 e atualizado em 10/08/12 11h16
Por EBC na Rede e Fundação Casa de Jorge Amado

Escritor Jorge Amado completaria 100 anos hoje
Escritor brasileiro foi o mais adaptado para a TV e cinema. (Acacio Franco - Ag. Lusa)

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Publicou seu primeiro romance, O país do carnaval, em 1931. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Nesse ano publicou seu segundo romance, Cacau.

Ele fotografou em suas obras, o povo, as belezas, os costumes e as aventuras. Casou-se com a também escritora Zélia Gattai. Publicou 32 livros que venderam mais de 30 milhões de exemplares no Brasil e que foram traduzidos para 29 idiomas. Morreu em Salvador, aos 89 anos de idade.

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de audiolivro.

Jorge Amado morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Foi cremado conforme seu desejo, e suas cinzas foram enterradas no jardim de sua residência na Rua Alagoinhas, no dia em que completaria 89 anos.

Veja o vídeo que conta um pouco mais da história do escritor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário