Paulinho da Viola

Imagem:

Compartilhar:

Paulinho da Viola comemora 70 anos

Criado em 12/11/12 16h32 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Paulinho da Viola
Paulinho da Viola compôs sucessos como Sinal Fechado e Pecado Capital (Divulgação)

Chega hoje (12) aos 70 anos o cantor, instrumentista e compositor Paulinho da Viola. Autor de sucessos como Sinal Fechado, Coração Leviano, Foi um Rio que Passou em Minha Vida e Pecado Capital, o artista comemora a data com muita música. No próximo domingo (17), se apresenta gratuitamente no Parque Madureira, no Rio de Janeiro. Já no dia 28, ganha pela primeira vez o palco do Carnegie Hall, em Nova Iorque.

A trajetória musical de Paulinho começou em casa com o pai, o violonista Benedicto Cesar Ramos de Faria, que lhe conduziu pelas notas de sambistas como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Mesmo com a presença tão marcante da música em sua vida, levou tempo até que Paulinho se convencesse a se dedicar integralmente à carreira, o que só aconteceu quando o sambista deixou o emprego de bancário em meados da década de 1960. Nem ele nem o público lamentariam a decisão.

Foi na mesma época que o artista começou sua história de amor com a Portela, escola de samba da qual se tornou um dos principais divulgadores. Sua forte ligação com a escola aparece na participação de Paulinho no documentário O Mistério do Samba, de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, assim como no longa-metragem Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje, de Izabel Jaguaribe, que registra o dia-a-dia do artista, suas reflexões, as parcerias com outros músicos e depoimentos de seus amigos.

Seja pela voz suave ou pela beleza de suas composições, o repertório de Paulinho da Viola ganhou lugar cativo nas rodas de samba país afora e na memória dos fãs. Em julho de 2011, o artista esteve no quadro Cantos do Brasil, do programa Almanaque Brasil [2]. Na atração, ele conta um pouco sobre sua história e interpreta Peregrino (de Noca da Portela), Timoneiro (parceria com Hermínio Bello de Carvalho) e Dança da Solidão. Mostrando que se mantém atual, diz: “o saudosismo tenta parar o tempo. Mas o tempo não para”. Assista abaixo ao vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [35] Fazer uma Reclamação [35] Fazer uma Elogio [35] Fazer uma Sugestão [35] Fazer uma Solicitação [35] Fazer uma Simplifique [35]

Deixe seu comentário