Calendário Maia é a explicação para o fim do mundo

Imagem:

Compartilhar:

21/12/2012 - O dia em que o mundo não acabou

Criado em 21/12/12 09h00 e atualizado em 21/12/12 17h14
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Calendário Maia é a explicação para o fim do mundo
Calendário Maia é a explicação para o fim do mundo (Foto: theilr/Creative Commons)

Exatamente às 9h da manhã desta sexta-feira no horário de Brasília, a previsão atribuída aos Maias de que o mundo acabaria em 21 de dezembro de 2012 caiu por terra. Neste horário, países como o Kiribati, parte da Nova Zelândia e as Ilhas Fiji acabaram de entrar no dia 22 de dezembro. Sendo assim, não há mais como o mundo acabar no dia 21.

LEIA TAMBÉM:
Relembre outras previsões "furadas" de fim do mundo [2]

Desde 2009, quando foi lançado o lançamento do filme 2012, o mundo aguardava o dia 21/12/2012 para verificar até que ponto as teorias de que o mundo acabaria tinham algum fundamento. Do início do ano até este dia 21 de dezembro, foi comum as pessoas usarem a expressão “2012 está aí” ao se referirem a alguma coisa que poderia ser o sinal dos tempos.

O ano foi passando, o dia do “fim do mundo” foi chegando e quem começou a se preocupar com a dimensão que a previsão estava tomando foi a Nasa. A Agência Espacial dos Estados Unidos acabou divulgando uma lista de argumentos explicando cientificamente que o mundo não acabaria [3]

À medida em que o dia tão esperado (ou não) chegava perto, os internautas começaram a se mobilizar para falar do assunto. Mensagens falsas de ataques alienígenas [4] e piadas sobre o eventual fim do mundo foram ganhando força nas redes sociais e o assunto dominou as conversas na web.

Mas nem todos estavam levando a previsão na brincadeira. Alguns lugares “preparados para o dia da catástrofe” receberam muitas pessoas com medo das tempestades solares e outros fenômenos que poderiam assolar o planeta. No Brasil, um dos pontos foi a cidade de Alto Paraíso em Goiás. No exterior, a Turquia e as cidades maias receberam muitos turistas [5].  

O dia passou e, como a maioria das pessoas esperava, nada aconteceu. Dessa forma, o dia 21 de dezembro de 2012 vai ficar marcado como mais uma vez em que o mundo não acabou, assim como no Bug do Milênio e na passagem do Cometa Halley pela Terra. Agora resta esperar para saber quando será o próximo “fim do mundo”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [63] Fazer uma Reclamação [63] Fazer uma Elogio [63] Fazer uma Sugestão [63] Fazer uma Solicitação [63] Fazer uma Simplifique [63]

Deixe seu comentário