Público se diverte no Bloco das Carmelitas

Imagem:

Compartilhar:

Blocos temáticos cariocas têm Beatles e cultura francesa no carnaval de rua

Criado em 06/02/13 20h53 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Paulo Virgilio Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Rio de Janeiro - O surgimento de blocos temáticos tem sido uma constante no carnaval de rua do Rio de Janeiro, que a cada ano cresce em número de grupos e diversidade de foliões. Um exemplo é o Sargento Pimenta, que mistura ritmos carnavalescos à música dos Beatles. Criado por um grupo de amigos, o bloco fez seu primeiro desfile no carnaval de 2011, levando 5 mil pessoas às ruas do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio. No ano passado, a mistura de ritmos e os arranjos sofisticados do bloco atraíram 60 mil foliões ao Parque do Flamengo, também na zona sul.

O sucesso levou o bloco a se apresentar em março para o príncipe Harry, neto da Rainha Elizabeth II, então em visita ao Rio de Janeiro, e em julho, nas Olimpíadas de Londres. Na próxima segunda-feira de carnaval (11), o Sargento Pimenta volta a desfilar no Parque do Flamengo, das 14h às 18h.

“O desfile na verdade é um grande show, com a banda de oito integrantes no alto de um trio elétrico e 80 ritmistas na pista”, diz João Pedro Severo, um dos criadores do bloco. A expectativa é que, a exemplo do ano passado, os foliões se espalhem  pelas pistas, pelos gramados e até sobre as passarelas do parque para pular e sambar ao som dos clássicos dos Beatles.

Além da inglesa, a cultura da França também não fica de fora da folia carioca. Pelo sexto ano consecutivo, a comunidade francófona do Rio, que abrange desde franceses residentes na cidade até brasileiros estudantes da língua ou amantes da cultura daquele país, bota na rua o Bloco Ulalá Balancê.

O desfile será no sábado de carnaval (9), das 15h às 18h, na praia de Copacabana, saindo do Posto Seis e seguindo em direção à Rua Figueiredo de Magalhães. O samba de 2013 é Dos Champs-Elysées à Avenida Atlântica, com versos que misturam Torre Eiffel e Cristo Redentor e citam Rimbaud e Coco Chanel.

A camiseta do bloco, que tem patrocínio de duas  instituições de ensino, a Aliança Francesa e o Liceu Moliére,  é assinada pelo designer brasileiro Gilson Martins.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário