Cortejo durante a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Imagem:

Compartilhar:

Seis cidades históricas de Minas Gerais se unem pelo carnaval de antigamente

Criado em 06/02/13 12h32 e atualizado em 06/02/13 13h05
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Cortejo durante a Mostra de Cinema de Tiradentes
Cada bloco de Tiradentes (MG) devidamente registrado receberá um patrocínio de R$1 mil da Prefeitura. (foto: Overmundo / Creative Commons)

Resgatar os elementos do carnaval de antigamente, celebrado em torno das marchinhas e dos blocos de rua. Foi com esse objetivo que o prefeito de Tiradentes (MG), Ralph Justino, propôs a criação da Associação do Carnaval das Cidades Históricas em 2009. A ideia conta hoje com a adesão de outros cinco municípios mineiros: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Sabará e São João Del-Rei.

Segundo Mariana Cavalcanti, secretária de turismo e cultura de Tiradentes, a iniciativa estava um pouco adormecida, mas ganhou fôlego nesse início de 2013. "Ralph foi reeleito e os novos prefeitos das outras cidades iniciaram o mandato com a disposição de alavancar a Associação. Já estamos com alguns projetos aprovados na Lei de Incentivo à Cultura, mas ainda não conseguimos fazer a captação dos recursos", explica.

LEIA TAMBÉM:
- Carnaval de Tiradentes investe nos blocos tradicionais da cidade [2]
- Ouro Preto tem programação extensa e variada [3]
- Programação do carnaval de São João Del-Rei celebra 300 anos da cidade [4]
- Confira a programação do carnaval de Diamantina [5]

- Minas Gerais lança Carnaval das Cidades Históricas [6]

Os frutos desses projetos deverão ser colhidos a partir do carnaval de 2014. Mas há um pacto entre as seis cidades para que os orçamentos municipais destinados à folia deste ano sejam direcionados para estimular os festejos tradicionais.

A medida surge como reposta a uma tendência que vinha se observando em Minas Gerais. Nos últimos anos, o carnaval vinha se descaracterizando em alguns municípios que, seguindo uma lógica comercial, passaram a oferecer uma programação estruturada em torno do trio elétrico e das atrações pagas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [71] Fazer uma Reclamação [71] Fazer uma Elogio [71] Fazer uma Sugestão [71] Fazer uma Solicitação [71] Fazer uma Simplifique [71]

Deixe seu comentário