Fagner, Rosemary Falcão na CCJ da Câmara

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o que é a PEC da Música

Criado em 24/09/13 15h19 e atualizado em 24/09/13 15h52
Por Portal EBC*

Fagner Rosimere Falcão  na CCJ da Câmara
Grupo de artistas apoia a proposta, que dá imunidade fiscal à produção musical brasileira (Foto: Valter Campanato/ABr)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 123/2011, apelidada de PEC da Música, é uma iniciativa para que a produção musical brasileira tenha imunidade tributária. O objetivo é que, com a medida, produtos como CDs e DVDs cheguem ao consumidor com preços mais baixos, enfraquecendo assim a venda de reproduções piratas. Se aprovada, a expectativa do setor é que os preços desses produtos caiam cerca de 30%.

Leia também:
Senado aprova projeto sobre Ecad em sessão com participação de Caetano Veloso e Roberto Carlos [2]

Leia mais notícias de Cultura no Portal EBC [3]


A proposta tramita no Congresso Nacional desde 2007, quando o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) a apresentou na Câmara dos Deputados. Aprovada no plenário do Senado neste mês de setembro [4], ela segue para votação em segundo turno, que deve ocorrer nesta terça-feira [5].

O texto original da proposta diz que a PEC institui “imunidade tributária sobre os fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham”. A emenda recebe o apoio de diversos artistas brasileiros, mas também é motivo de polêmica. Para parlamentares do estado do Amazonas, a PEC pode representar risco à indústria instalada na Zona Franca de Manaus, que hoje detém 98% da indústria fonográfica e de vídeo e emprega 7 mil trabalhadores no setor.

Durante a votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, em maio de 2012, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) afirmou que a PEC não garante o combate à pirataria. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ressaltou, também, que a medida pode levar o parque produtivo de Manaus para regiões do país, provocando desemprego na Zona Franca. “A primeira providência será a transferência desse setor para a localidade mais próxima ao grande centro de consumo, obviamente para os estados de São Paulo e do Rio do Janeiro”, afirmou na ocasião.

Em contrapartida, o relator da proposta na CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou em seu voto favorável que a PEC pode, além de combater a pirataria, democratizar o acesso da população às produções artísticas brasileiras. “Ao mesmo tempo em que oferece condições dos músicos e dos produtores continuarem trabalhando e ampliando sua obra, a população passa a ter condições reais de ter acesso a essas obras, valorizando a música popular brasileira”, argumentou.

Você pode acompanhar a tramitação da PEC no site do Senado [6].

*Com informações da Agência Senado [7]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário