Jair Rodrigues

Imagem:

Compartilhar:

Morre, aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues

Criado em 08/05/14 11h33 e atualizado em 08/05/14 18h04
Por Portal EBC

Jair Rodrigues
Jair Rodrigues (Damião Francisco/Creative Commons)

Morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues. A causa da morte, que teria ocorrido na casa do artista, em Cotia (SP), ainda não foi divulgada. Jair Rodrigues de Oliveira, famoso intérprete de samba e bossa nova, nasceu em 6 de fevereiro de 1939, em Igarapava (SP). Sua carreira teve início nos anos 1950, no interior de São Paulo.

No início da década de 60 foi para a capital, com o irmão Jairo, onde ficou famoso ao participar de programas de calouros na televisão. Jair foi o primeiro colocado no Programa de Cláudio de Luna, na Rádio Cultura. 

O cantor também foi um dos pioneiros em gravar e fazer sucesso com os sambas enredo das escolas do Rio de Janeiro, com destaque para “Bahia de Todos os Deuses” e “Martin Cererê”.

 

Confira galeria de fotos do cantor:

Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele gravou seu primeiro disco em 1963. Porém, foi com o segundo álbum - Vou de samba com você -, em 1964, que o artista estourou. Entre os sucessos estava Deixa isso pra lá, de Alberto Paz e Edson Meneses.  Sua discografia, traz, ainda, clássicos como  O samba como ele é (1964) e Dois na Bossa (1965), fruto de uma parceria com Elis Regina.

O trabalho de Jair com Elis, aliás, foi além da música. Os dois apresentaram juntos "O Fino da Bossa", programa da TV Record. Hoje, Jair é considerado um dos artistas mais importantes do selo Trama, de João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina.

Confira participação de Jair Rodrigues no Programa Samba na Gamboa, da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Saiba mais sobre a vida e obra de Jair Rodrigues no programa Musicograma: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Jair Rodrigues no programa Sem Censura: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Confira participação de Jair Rodrigues no programa Almanaque Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Tags:  Jair Rodrigues [12], morre [13], morte [14], Morre Jair Rodrigues [15], são paulo [16], samba [17]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário