Vamireh Chacon

Imagem:

Compartilhar:

Cientista político Vamireh Chacon é o ganhador do Prêmio Machado de Assis

Criado em 07/07/14 19h21 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgilio Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

A Academia Brasileira de Letras (ABL) anunciou hoje (7) os ganhadores de 2014 dos prêmios literários concedidos pela instituição. O Prêmio Machado de Assis, o mais importante da ABL e o único dado pelo conjunto da obra, vai para o cientista político, pesquisador e professor pernambucano Vamireh Chacon.

Confira mais notícias no Portal EBC [3]

Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Chacon, de 80 anos, é autor, entre outros, dos livros História das Ideias Socialistas no Brasil, História dos Partidos Brasileiros e Gilberto Freyre – Uma Biografia Intelectual”. Ele receberá a importância de R$ 100 mil pelo prêmio.

Os vencedores dos demais prêmios ABL, concedidos para obras publicadas em 2013, no valor de R$ 50 mil cada, foram: na categoria Poesia, Gabriel Nascente, pelo livro A Biografia da Cinza; Ficção (Romance, Teatro e Conto), Luiz Vilela, Você Verá; Ensaio e Crítica Literária, João Cezar de Castro Rocha, Machado de Assis: Por uma Poética da Emulação; Literatura infantojuvenil, Tatiana Salem Levy, por Tanto Mar; e Mirna Pinsky, por Um Menino, sua Amiga, um  Fichário e dois Preás; Tradução, Safa Jubran, E nós Cobrimos seus Olhos; História e Ciências Sociais, Lília Moritz Schwarcz, Batalha do Avaí; Cinema, dividido entre Matthew Chapman e Julie Sayres, pelo roteiro do filme Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto.

Os prêmios serão entregues no próximo dia 17, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio de Janeiro. Na mesma data, serão comemorados os 117 anos de fundação da academia.


Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário