Ventos de Agosto (PE) de Gabriel Mascaro compete na Mostra Competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Imagem:

Compartilhar:

Confira os filmes do Festival de Brasília deste domingo (21)

Criado em 20/09/14 20h31 e atualizado em 20/09/14 20h55
Por Portal EBC

Ventos de Agosto
Ventos de Agosto (PE) de Gabriel Mascaro compete na Mostra Competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Still / Divulgação)

Brasília - Neste domingo, a quinta noite do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro terá a exibição do longa-metragem Ventos de Agosto (PE), de Gabriel Mascaro e dos curtas-metragens B-Flat (SP) de Mariana Youssef e Luz (RJ) de Gabriel Medeiros. 

As exibições da Mostra Competitiva acontecem de 17 a 22 de setembro, às 20h30, no Cine Brasília e no Sesc Ceilândia, Teatro de Sobradinho, CG do Gama e Teatro da Praça de Taguatinga.

Confira a cobertura completa do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro [2]

Confira as sinopses e trailers dos filmes:

Ventos de Agosto (PE, 2014, 77 min, Cor, Ficção, 14 anos)

Shirley deixou a cidade grande para morar numa pacata vila de pescadores e cuidar de sua avó. Ela dirige trator numa fazenda de coco e está de caso com Jeison, um jovem que também trabalha na fazenda e pesca de mergulho no alto mar. Em meio a fortes tempestades que assolam a região, no mês de agosto, aparece um pesquisador de ventos que registra o som dos alíseos na Zona de Convergência Intertropical. A maré alta e o vento forte vão marcar profundamente os próximos dias dos habitantes desta vila. A partir de uma abordagem humana e sensível, o filme narra um duelo poético entre a vida, o vento, a morte e as ondas do mar.

Direção:

Gabriel Mascaro vive e trabalha no Recife. Entre o cinema e as artes visuais, seu trabalho já circulou nos Museus de Arte Contemporânea de Barcelona, MOMA Documentary Fortnight - Nova York, La Casa Escendida-Madrid, AB4 Bienal de Atenas, 32o Panorama da Arte Brasileira/MAM SP, Videobrasil, e esteve em importantes festivais de cinema como Roterdã, CPHDox, Oberhausen, Clermont Ferrand, Visions du Rèel, IDFA, Munique, Jihlava, Bafici, Los Ângeles, Miami, Indielisboa, Bratislava, com destaque nas revistas Variety (EUA) e Cahiers du Cinema (FRA).

Teaser

B-Flat de Mariana Youssef (SP, 2013, 24 min, Cor, Ficção, Livre)

Amar saiu da Índia há 40 anos, deixando tudo e todos para trás. E recebe a notícia de que um velho amigo está prestes a morrer. Ao chegar à Índia, se depara com Rajan. Amar precisa entregar uma caixa que leva em suas mãos. Rajan precisa aprender a tocar apenas uma nota da tuba dourada que carrega com ele. O ônibus que os leva de volta para casa quebra. Eles têm uma estrada inteira pela frente. Um que carrega um segredo e outro que carrega a esperança. Uma caixa, uma tuba e um longo caminho. Um silêncio que, enfim, é acordado por uma nota musical.

Direção

Mariana Youssef é formada em publicidade e cinema e estudou teatro em Los Angeles, no Judith Weston Studio. Trabalhou para algumas das maiores agências do mundo até que decidiu atuar no campo da produção, dirigindo comerciais para a televisão e videoclipes na Alemanha e Argentina.

Trailer

Luz (RJ, 2014, 25 min, Cor, Documentário, Livre)

Em 2014, mais de dez mil pessoas ainda vivem sem energia elétrica no estado do Rio de Janeiro. Embora a ausência traga problemas comuns aos indivíduos que formam esse grupo, ela se manifesta de forma diversa em cada um deles. Homens e mulheres explicam aqui o significado da luz em suas vidas.

Direção

Gabriel Medeiros é diretor e montador, formado na Escola de Comunicação da UFRJ. Dirigiu e montou os curtas-metragens ‘Gericinó, Do Lado De Fora’ e ‘Espaços Invisíveis’.

Trailer

Confira também a programação das atividades do 47º FestBrasília:

Mostra competitiva - 17 a 22 de setembro [3]

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro [4]

Seminários - de 17 a 23 de setembro [5]

Oficinas - de 17 a 23 de setembro [6]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário