Hannah Arendt completaria 108 anos

Imagem:

Compartilhar:

Hannah Arendt: pensadora da liberdade completaria 108 anos

Criado em 14/10/14 08h59 e atualizado em 14/10/14 09h09
Por Portal EBC

Hannah Arendt
Hannah Arendt foi escritora, ensaísta, professora e jornalista (Ryohei Noda/ Creative Commons)

Nascida em 14 de outubro de 1906, a filósofa política Hannah Arendt estaria completando hoje 108 anos. Grande influência do século XX, a alemã, de origem judaica, foi obrigada a fugir de seu país em 1933, por causa da crescente perseguição aos judeus. Mudou-se para Paris e por lá permaneceu  até 1941, quando foi para Nova Iorque, e ficou até o fim de sua vida.

Entre 1937 – quando o regime nazista retirou sua nacionalidade – e 1951 – quando conseguiu nacionalidade norte-americana –, Hannah tornou-se apátrida. A condição influenciou notadamente suas reflexões, como a ideia da importância do chamado “direito a ter direitos”, ou seja, da cidadania, na garantia dos direitos humanos.

Arendt viveu as grandes transformações do poder político do século 20. Estudou a formação dos regimes totalitários instalados nesse período – o nazismo e o comunismo – e defendeu os direitos individuais e a família, contra as "sociedades de massas" e os crimes contra a pessoa.

Durante seus 69 anos de vida, Hannah casou-se duas vezes, publicou importantes livros (como 'As Origens do Totalistarismo', 'A Condição Humana' e 'O conceito do amor em Santo Agostinho: Ensaio de uma interpretação filosófica'), foi jornalista, ensaísta e professora universitária.

Para homenagear o aniversário da pensadora da liberdade, o Google criou um doodle com a imagem da escritora em meio a papeis e livros. A obra de Arendt traz importantes reflexões sobre os tempos atuais, permeados por guerras localizadas e nacionalismos.

Confira outras homengens do Doodle [2]

Tags:  Hannah Arendt [3], filósofa política [4], filósofa [5], Alemanha [6], 108 anos [7], doodle [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário