Elvis Presley em foto promocional para a música "Jailhouse rock"

Imagem:

Compartilhar:

Elvis Presley faria 80 anos nesta quinta-feira

Criado em 08/01/15 11h09 e atualizado em 09/01/15 09h28
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Elvis Presley em 1970
Elvis Presley em 1970 (Ollie Atkins/Casa Branca)

Conhecido mundialmente como um dos ícones do século XX e pioneiro do movimento musical e cultural que ficou denominado como rock n' roll, Elvis Aaron Presley faria 80 anos nesta quinta-feira, 08 de janeiro.

Presley nasceu em East Tupelo, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos, em 1935. Ainda hoje, o músico chamado de "Rei do Rock" acumula fãs ao redor do mundo e é uma inspiração para vários artistas, com uma legião de pessoas que fazem covers em sua homenagem, devido à forma característica que o músico costumava se vestir e se apresentar. Do corte de cabelo com costeletas às botas, calças com boca de sino e jaquetas de couro com camisas de gola saltada, tudo em Elvis Presley foi considerado inovador quando o artista surgiu para o mundo, na década de 1950.

Programa Momento Três, da Rádio Nacional FM Brasília, relembra Elvis Presley nesta quinta às 10h, 14h e 21h. Ouça! [2]

Além da imagem que se tornaria ícone, a qualidade musical de Presley chamava a atenção. Seu timbre de voz e técnica alcançavam notas não-comuns, à época, para cantores populares, e sua extensão vocal se aperfeiçoou com o tempo. Na música, ele também foi um dos primeiros a experimentar o rockabilly, fusão do rock n' roll com a música country.

Sua consagração como ídolo da música se deu em 1956, quando ele chegou a fazer um show na cidade de Dallas para 27 mil pessoas; número incomum para a época. Também participou de filmes como "Love me Tender" e "Jailhouse Rock", nomes também de músicas de sua autoria, que foram sucesso de bilheteria. Na década de 1960, películas como "Flaming Star" e "Wild In The Country" também movimentaram Hollywood.



Elvis Presley em imagens de divulgação do filme "Jailhouse rock", em 1957


O fim
A morte do cantor é um mistério que gerou a famosa frase "Elvis não morreu", ressaltando as dúvidas e controvérsias que fãs e biógrafos carregam sobre o dia em que o fim de Presley foi anunciado. A imprensa da época demorou a transmitir a notícia, porque boatos anteriores deram a falsa informação de que Elvis teria morrido, em acidentes de carro ou até mesmo assassinato. No entanto, em 16 de agosto de 1977, o corpo dele foi encontrado no banheiro de sua mansão na cidade de Memphis, no estado norte-americano do Tennessee. A causa informada pelo médico, após tentativas de reanimação, foi ataque fulminante provocado por uma arritmia cardíaca.

Elvis Presley é, ainda hoje, um dos recordistas de venda de discos em todo o mundo; mesmo tendo vivido apenas 42 anos. Ao lado do grupo de rock britânico The Beatles, ele sustenta o título de artista com mais de 500 milhões de álbuns vendidos. Seu repertório tem músicas animadas, como "Jailhouse rock", "Blue Suede Shoes" e "A little less conversation", e baladas românticas como "Love me tender", "Always on my mind" e "Suspicious minds".

Assista à reportagem da TV Brasil sobre as comemorações:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário