Compartilhar:

Forte Copacabana abre programação em homenagem aos 450 anos do Rio

Criado em 27/01/15 20h32 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Alana Gandra Edição:Armando de Araújo Cardoso Fonte:Agência Brasil [2]

O Forte de Copacabana abre o calendário de homenagens aos 450 anos do Rio de Janeiro com programação especial. Em concerto gratuito no próximo dia 31, a partir das 18h, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana receberá a Orquestra Popular Tuhu, do projeto Villa-Lobos e as Crianças, para uma participação especial.  

Diretora executiva do Orquestra de Violões do Forte, Márcia Melchior informou hoje (27) que abrir a programação em homenagem aos 450 anos do Rio “é puro êxtase”. Do repertório, constam Bossa Nova e o melhor da música popular brasileira (MPB) de raiz, salientou.

“É um repertório exclusivamente popular brasileiro. O público desfrutará de grandes obras de nossos melhores compositores, além de arranjos inéditos do jovem maestro Luiz Potter”.

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana é uma iniciativa do Instituto Rudá e do comando do Forte. O projeto promove a inclusão social e cultural de crianças e jovens de comunidades do estado. A coordenação musical é do músico Antonio Carlos, da dupla Antonio Carlos e Jocafi. Os arranjos são de Flavio Goulart de Andrade e a regência de Luiz Henrique Potter.

Participam da orquestra 30 jovens de diversas localidades do Rio de Janeiro.

Já o Villa-Lobos e as  Crianças oferece oportunidades profissionais para jovens talentos de classes sociais menos favorecidas. A base são ensinamentos pedagógicos do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Neste conceito, foi criada a Orquestra Popular Tuhu, que é o  apelido de Villa-Lobos quando criança. O projeto é coordenado por Maria Clara Barbosa, cavaquinista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com direção musical  de Turíbio Santos.

A Orquestra Popular Tuhu é apoiada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),  Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage,  Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) e Academia Brasileira de Música. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras e da  Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

O Forte de Copacabana fica na  Praça Coronel Eugênio Franco, número 1, Posto 6, em Copacabana, zona sul da capital fluminense. Informações podem ser obtidas pelo telefone 21- 25211032.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário