Imagem:

Compartilhar:

Exposição em SP reúne últimas obras de Tomie Ohtake

Criado em 14/04/15 10h30 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Repórter Brasil Fonte:TV Brasil [2]

Após o falecimento da artista plástica Tomie Ohtake, no último dia 12 de fevereiro, aos 101 anos, o Instituto Tomie Ohtake realiza uma exposição com suas pinturas mais recentes. São 30 telas inéditas produzidas pela artista entre os seus 100 e 101 anos, e são em sua maioria monocromáticas.

Do branco ao colorido, as obras apresentam texturas desenvolvidas com a própria tinta acrílica, mais perceptível ao olhar de perto. 

A mostra vai até o dia 7 de junho, apresenta, ainda, um conjunto de esculturas, textos e vídeos com depoimentos de críticos e artistas, entre eles, Carmela Gross, Leda Catunda, Jac Leirner e Miguel Chaia.  A curadoria é de Paulo Miyada.

Nascida na cidade de Kioto, no Japão, em 1913, Tomie chegou ao Brasil em 1936, mas só começou a pintar aos 40 anos. Além da pintura e da gravura, a artista realizava esculturas em grandes dimensões para espaços públicos como a Bienal Internacional de São Paulo.

As obras de Tomie estiveram presentes em cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo e renderam à artista um total de 28 prêmios.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Em SP, exposição traz ao público as últimas obras feitas por Tomie Ohtake

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário