Imagem:

Compartilhar:

Confronto estudantil durante a ditadura vira tema de documentário de Renato Tapajós

Criado em 23/07/15 15h19 e atualizado em 23/07/15 15h48
Por Revista do Cinema Brasileiro Fonte:TV Brasil [2]

O Revista do Cinema Brasileiro conversa com o diretor Renato Tapajós sobre o seu documentário “A Batalha da Maria Antônia”, que conta a história sobre o confronto entre alunos da Faculdade de Filosofia da USP e da Universidade Mackenzie, em outubro de 1968.

As instituições ficavam situadas em lados opostos da Rua Maria Antônia no bairro de Vila Buarque em São Paulo. O confronto se deu entre estudantes de esquerda da USP e militantes da extrema direita do Mackenzie.

O episódio terminou com a morte do estudante José Guimarães e com o incêndio do prédio da Faculdade de Filosofia.

Confira no vídeo:

 

“A importância desta luta é que ela representa de uma certa forma, num microcosmo, o que estava acontecendo naquela época na sociedade Brasileira como um todo.,” disse Renato Tapajós.

O diretor acredita que agora é o momento ideal para se abordar o tema, já que o Brasil presencia atualmente discussões sérias sobre a ditadura militar e sua memória.

Acompanhe esta e outras matérias sobre produção cinematográfica no Revista do Cinema Brasileiro [3] deste sábado, 25 de julho, às 22h15 na TV Brasil.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário