Imagem:

Compartilhar:

Diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya faria aniversário neste 7 de julho

Criado em 06/07/15 23h25 e atualizado em 07/07/15 09h50
Por Portal EBC

O 114º aniversário do diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya recebeu nesta terça-feira (7) uma homenagem do Doodle, destaque da busca do Google para celebração de datas comemorativas. Tsuburaya, ou Elichi Tsumuraya (outra redação possível para o seu nome), nasceu em Sukagawa, Japão, e foi responsável pelos efeitos especiais de diversos filmes de ciência-ficção. Foi co-criador da série Godzilla  e o criador principal de Ultraman.

Seu interesse na sétima arte se iniciou quando, aos dez anos, Tsuburaya adquiriu um projetor de segunda mão e o manejou com relativa facilidade, segundo o site especializado em cinema IMDB [2]. Ele começou a trabalhar como cinema em Kioto, aos 18 anos, se destacando na década de 20 por ser detalhista. Em 1938, se tornou o chefe de efeitos especiais nos estúdios Toho e produziu diversos filmes de propaganda japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Eiji Tsuburaya
Creative Commons - CC BY 3.0 - Eiji Tsuburaya

Rizzleboffin/ Wikimedia Commons

Colaborou com o diretor Ishirô Honda no épico de monstros Godzilla (1954), filme que se tornou sucesso internacional com o dinossauro mutante Gojira e se tornou uma série de 12 longa-metragens, produzidos ao longo de 50 anos, simbolizando um ícone da cultura japonesa. 

O talento de Tsuburaya o levou a ser diretor da empresa de efeitos especiais SFX, onde trabalhou em diversos filmes, entre eles H-Man (1958), O Segredo do Homem Elétrico (1960), Mothra (1961), King Kong versus Godzilla (1962) e Matango, a Ilha da Morte (1963). Ao final de sua vida, abriu sua própria produtora, Tsuburaya Productions, onde criou o personagem Ultraman, conhecido em séries de TV e filmes na década de 60. 

Tsuburaya morreu em 25 de janeiro de 1970, de um ataque do coração em Shizuoka, no Japão.

Tags:  Eiji Tsuburaya [3], doodle [4], efemérides [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário