Imagem:

Compartilhar:

Sistema de inscrição de projetos culturais do MinC passa a ter código aberto

Criado em 09/07/15 18h12 e atualizado em 09/07/15 20h10
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC*

O Ministério da Cultura [2] anunciou, no 16º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), a abertura do código do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, o Salic. Com a medida, o órgão visa a receber colaborações da comunidade de software livre e da sociedade em geral para melhorar a interface, criar novas funcionalidades e corrigir erros de forma mais rápida. 

O Salic é usado para inscrições em editais do MinC e de projetos culturais de captação de recursos pela Lei Rouanet. Segundo informações do órgão, a plataforma movimenta mais de R$ 1,3 bilhão. "É uma ferramenta importante, e a gente quer que ela seja cada vez mais aberta e transparente para a sociedade poder participar", disse Guilherme Varella, secretário de Políticas Culturais do ministério,

Durante o evento, Varella ressaltou que as questões referentes à cultura digital retornaram ao posto prioritário da agenda política da gestão atual, pois além de tecnologia e inovação, envolvem cidadania e direitos na rede. "É preciso entender a internet como espaço público, e este é o lugar para a manifestação de cultura. O direito de acesso à internet é, portanto, direito de acesso à cultura", afirmou na cerimônia de abertura do Fisl 16. 

O secretário acrescentou que o Marco Civil da Internet também é uma conquista cultural e que a internet deve ser entendida como direito e deve ter sua integralidade respeitada. "O Ministério da Cultura passa a entender a tecnologia da informação não apenas como uma ferramenta funcional de gestão administrativa e burocrática, mas como um projeto político para o ministério, em que o desenvolvimento dos programas, dos sistemas, passa a fazer parte de uma estratégia de colaboração com a sociedade. E nesta estratégia de colaboração, o software livre está no centro dessa dinâmica", completou.

 

*Com informações do Ministério da Cultura

 

*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Tags:  Salic [6], Ministério da Cultura [7], código aberto [8], Fisl [9], fisl16 [10], Software Livre [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário