Pandeiro

Imagem:

Compartilhar:

Dia do samba: não deixe o samba morrer

Criado em 01/12/15 20h52 e atualizado em 07/12/15 12h34
Por Portal EBC

“Deixo ao sambista mais novo o meu pedido final: não deixe o samba morrer”. O clássico de Edson Conceição e Aluísio que ficou eternizado na voz da cantora Alcione traz um sambista que “entrega o seu anel de bamba” a quem o mereça usar. A partir dessa imagem, perguntamos a grandes nomes do samba brasileiro quem são os artistas da nova geração que mantêm o samba vivo. 

Zeca Pagodinho não conseguiu escolher nenhum nome, mas justificou o porquê: “Tem muita gente boa por aí”. Nelson Sargento, sambista da Velha Guarda da Mangueira, concorda e é categórico: “No nosso país, em todas as esquinas têm um grande compositor, o importante é achá-los”. Monarco, da Velha Guarda da Portela, também se mostrou confiante com o futuro do samba: “acho que estamos seguros com esta nova geração. Quando a gente chegou, a velha geração nos ajudou. Agora é a vez de a gente ajudar eles”.

Clique nas fotos a seguir e confira quem são os novos sambistas que “não deixam o samba acabar”:

Monarco

 

É difícil dizer porque tem uma garotada muito boa e eu não quero ser injusto. Tem um menino que eu gosto dele, o Mosquito, ele me lembra o Zeca (Pagodinho) quando chegou. Com aquele jeito e malandragem de cantar.

Agora de compositores eu gosto do Wanderlei Monteiro; João Martins, que é filho do Anderson Martins; o Juninho Thybau, que é do quintal do Zeca; e puxando a sardinha para o meu lado, tem o Marquinhos Diniz, que tem o meu sangue na veia.

Monarco

Ouça a entrevista de Tunica da Vila ao programa Alô Daisy, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro [2]

 

Martinho da Vila

 

Meu anel de bamba eu passo para o Tunico da Vila, que é bom compositor. Também admiro Pedro Luiz, do Monobloco, que é um grupo muito bom.

Martinho da Vila
 

Elza Soares

 

Indico o JP Silva. Ele é meu afilhado. É claro que ele é bom! Se não tocasse e cantasse bem não estava comigo, não!

Elza Soares
 

Beth Carvalho

 

Eu passaria meu anel de bamba para a Lu Carvalho. Ela ama e tem uma vivência com o samba, canta bem, gosta do que faz e, além de tudo, é compositora.

Beth Carvalho

Ouça a entrevista de Lu Carvalho ao programa Armazém Cultural, da Rádio MEC AM [3] Conheça o som de Lu Carvalho no programa Estúdio Móvel, da TV Brasil [4] Diogo Nogueira recebe Lu Carvalho no Samba na Gamboa [5]

 

Nei Lopes

 

Entre os jovens artistas do samba que admiro, pelo talento e pelo compromisso, cito, principalmente, em ordem alfabética, Ana Costa, Diogo Nogueira, Luiza Dionísio, Moyséis Marques, Pedro Miranda e Pretinho da Serrinha.

Nei Lopes

Ouça a entrevista de Ana Costa ao programa Armazém Cultural, da Rádio MEC AM [6] Conheça o som de Ana Costa no programa Estúdio Móvel, da TV Brasil [7]

 

Nelson Sargento

 

Eu indico um menino de 28 anos, o Tomaz Miranda. Ele tem muitas qualidades: é cantor, cavaquinista e arranjador. Ele é tudo isso com 28 anos. Eu o conheci no musical da Beth Carvalho, "Andança". Com ele, o Brasil está bem representado.

Nelson Sargento

Ouça o programa Garimpo entrevista o músico Tomaz Miranda [8]

 

Leci Brandao

 

Indico o Xande de Pilares. Ele é músico, compositor, campeão de samba enredo, é versador. Por essas razões, ele é completo. Há muitos talentos por aí, mas o problema é que nem todos aparecem na grande mídia. Mas quando você vai para as comunidades de samba, nas rodas de samba da vida, nos subúrbios, sempre tem alguém e muito autor bom.

Leci Brandao

Xande de Pilares é convidado de Diogo Nogueira no Samba na Gamboa [9]

 

Moacyr Luz

 

Entre os muitos jovens sambistas em que aposto, um deles é o Álvaro Santos. Ele é novo, tem vinte e poucos anos e está com uma carreira atraente. Seu disco vem com tudo, é produzido pelo Pretinho da Serrinha. O Álvaro tem um estilo próprio, coisa que é muito difícil de encontrar.

Moacyr Luz

Ouça a entrevista de Tunica da Vila ao programa Alô Daisy, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

 

Tantinho da Mangueira

 

Eu indico o Serginho Procópio, da Portela. Ele canta bem, toca bem e é um bom partideiro, o que é raro de se ver. Ele é muito criativo também. É um cara promissor e que já trilha um caminho próspero, tanto que com a idade que tem já é presidente da Portela. Além disso, Serginho é simpático e brincalhão. E nesse meio tem que ser simpático mesmo, esquecer a arrogância dos velhos bambas.

Tantinho da Mangueira

Serginho Procópio é o convidado de Diogo Nogueira no Samba na Gamboa [10]

 

Arlindo Cruz

 

Eu passaria meu “anel de bamba” para meu filho, Arlindo Neto.

Arlindo Cruz
 

Expediente:
Produção: Davi de Castro, Marília Arrigoni, Patrícia Serrão, Cibele Tenório
Edição: Ana Elisa Santana e Anderson Falcão
Design e implementação: Marcelo Bernardes

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [34] Fazer uma Reclamação [34] Fazer uma Elogio [34] Fazer uma Sugestão [34] Fazer uma Solicitação [34] Fazer uma Simplifique [34]

Deixe seu comentário