Imagem: Sociedade Viva Cazuza

Compartilhar:

Cazuza completaria 58 anos nesta segunda-feira

Criado em 04/04/16 11h45 e atualizado em 04/04/16 12h20
Por Portal EBC

Autor de pérolas da música brasileira como "Brasil", "Todo amor que houver nessa vida" e "Codinome beija-flor", Cazuza completaria 58 anos nesta segunda-feira. Seu nome era Agenor de Miranda Araújo Neto, mas ele próprio não se reconhecia por ele, uma vez que foi chamado de Cazuza pela família e pelos amigos desde que nasceu. A "descoberta" aconteceu quando ele já estava na escola. Ouça abaixo o áudio em que ele conta a história:

O cantor e letrista iniciou sua carreira no grupo Barão Vermelho, onde se formou também a parceria com Roberto Frejat. As composições da dupla foram aclamadas pela crítica e ainda hoje fazem sucesso, sendo consideradas marco da música brasileira na década de 1980.

A carreira de Cazuza foi curta mas deixou um vasto legado: em oito anos de carreira em grupo e solo, mais de 120 músicas foram gravadas. Em 7 de julho de 1990, ele não resistiu às complicações de saúde decorrentes do vírus HIV.

O Portal EBC fez, em 2015, um especial para lembrar os 25 anos sem o poeta. Nele, resgatamos um áudio de maio de 1988 em que Cazuza deu uma entrevista à apresentadora Geisa Herrera, na extinta Rádio Nacional FM do Rio falando sobre carreira, vida e família. Clique aqui para ouvir novamente. [2]

Tags:  Cazuza [3], música [4], MPB [5], barão vermelho [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário