Conjunto Época de Ouro toca no aniversário da Nacional, na Casa Brasil

Imagem: Marília Arrigoni/EBC

Compartilhar:

Música brasileira celebra os 80 anos da Rádio Nacional

Criado em 12/09/16 20h09 e atualizado em 12/09/16 21h22
Por Marília Arrigoni

Oitenta anos de história comemorados com música brasileira. Foi assim a apresentação do Conjunto Época de Ouro para o aniversário da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, celebrado nesta segunda-feira (12), na região da Praça Mauá, berço da emissora, no Centro do Rio de Janeiro.

CONFIRA ESPECIAL SOBRE OS 80 ANOS DA RÁDIO NACIONAL [2]

Tradicional grupo de choro, com mais de 50 anos de música, o Época de Ouro, recebeu no palco da Casa Brasil, o cantor Marcos Sacramento, o violonista Domingos Teixeira e a cantora Áurea Martins, que levantaram e emocionaram a plateia com clássicos da MPB.

 

Assista aqui à íntegra da apresentação: 

 

O diretor artístico do conjunto, Jorginho do Pandeiro, era um dos ex-funcionários ilustres da emissora presentes. Em cima do palco, a cantora Áurea Martins também relembrou seu período na Nacional, e apontou para a cantora Ellen de Lima, outra artista que marcou história na emissora.

Ainda ativos na rádio, os comunicadores e radioatores Gerdal dos Santos e Dayse Lúcidi acompanharam de perto o show, junto a ouvintes, empregados, turistas e autoridades, que encheram o auditório 2 da Casa Brasil, vitrine do país durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. 

A cantora Áurea Martins emocionou o público com o Conjunto Época de Ouro
Creative Commons - CC BY 3.0 - A cantora Áurea Martins emocionou o público com o Conjunto Época de Ouro

Marília Arrigoni/EBC

Além de relembrar a trajetória da emissora, a Nacional retomou também a missão de reveladora de talentos. “Hoje a programação da Nacional procura manter aquilo que a tornou uma emissora relevante. Na programação musical, por exemplo, defendendo a música brasileira, fazemos também programas de auditório, como o Época de Ouro, que guarda muitos elementos dessa história. Temos também uma forte relação com o jornalismo, da prestação de serviço, orientando os ouvintes no seu dia a dia. A Rádio Nacional está muito voltada para abrir espaço para quem está começando e não tem espaço para se apresentar, seja no teatro, na música, na radiodramaturgia, em todos os setores",  detalhou o coordenador da Nacional do Rio, Marcos Gomes.

Apoiador do evento, o Ministério da Cultura foi representado pelo presidente da Fundação Nacional das Artes, Humberto Braga, que, ao reafirmar a importância da Nacional, confirmou a volta da gravação e transmissão do programa Época de Ouro direto da Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro, a partir da próxima semana. O programa estava sendo transmitido do estúdio da EBC sem plateia, devido à desocupação do Palácio Gustavo Capanema. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário