Oficina em Exu (PE), cidade natal de Gonzagão, ensina a dançar xaxado

Imagem:

Compartilhar:

Luiz Gonzaga fortaleceu o xaxado. Aprenda a dançar o ritmo

Criado em 13/12/12 18h25 e atualizado em 05/01/15 12h16
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

A programação do Centenário de Luiz Gonzaga em Exu (PE) continua até o próximo domingo (16). Enquanto durante a noite as festas concentram-se nos dois palcos montados pela cidade, durante o dia é possível conhecer museus, visitar a igreja matriz, assistir às apresentações culturais ou mesmo aprender a dançar o forró. No Colégio Bárbara de Alencar, uma oficina ensina como se dança o xaxado, que ganhou força na produção de Gonzagão.

Quem conhece a cultura nordestina sabe que em toda festa tradicional de forró não pode faltar o xaxado. A origem da dança está ligada diretamente ao movimento do cangaço, no Sertão do Pajeú (PE). A origem do seu nome pode ser associada, por exemplo, ao barulho das sandálias no chão.

Leia também:

Oficina quer despertar nos jovens interesse pela sanfona de oito baixos [2]

Chambinho do Acordeon agradece aos exuenses pelo sucesso no cinema [3]

Ciclista vai de Salvador a Exu em sete dias para centenário [4]

Ao incorporar as significações nordestinas em sua produção artística, Luiz Gonzaga elegeu o xaxado como um dos componentes mais importantes de sua música. Quem conta um pouco mais dessa história e da relação simbólica entre Lampião e Gonzagão é o pesquisador do cangaço e professor da oficina de xaxado no Centenário, Anildomá de Souza.

Creative Commons - CC BY 3.0 -



Você sabe como se dança o xaxado? Confira um trecho da aula ministrada pela oficina do estilo em Exu.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Tags:  Gonzaga [5], luiz gonzaga [6], gonzagão [7], xaxado [8], centenário [9], Gonzaga 100 [10], Exu [11], oficina [12], como dançar xaxado [13], aula de xaxado [14], #Gonzaga100 [15]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário